*** PROCURE SEMPRE UTILIZAR QUALQUER MEDICAMENTO COM A ORIENTAÇÃO DE UM MÉDICO ***
Principal descoberta é que o vírus impede a queima rotineira de carboidratos
Um estudo divulgado por cientistas israelenses, trabalhando em conjunto com pesquisadores de Nova York, descobriu que o tratamento do coronavírus COVID-19 com um medicamento já aprovado pelo FDA poderia reduzir os sintomas aos de um resfriado comum.
Dois dos cientistas, o professor da Universidade Hebraica Ya’acov Nahmias (foto acima) e o Dr. Benjamin tenOever, do Centro Médico Mount Sinai de Nova York, disseram que o tratamento com fenofibrato (Tricor) pode prejudicar a capacidade do COVID-19 de se reproduzir ou até mesmo desaparecer.
Nahmias disse ao The Jerusalem Post :
“Os vírus são parasitas. Eles não podem se replicar. Eles não podem criar novos vírus. Eles precisam entrar em uma célula humana e depois seqüestrar a célula. ”
Nahmias e tenOever se concentraram em como o COVID-19 afetava as células pulmonares.
Eles descobriram que o vírus barra a queima normal de carboidratos, fazendo com que a gordura acumule dentro das células pulmonares, e o vírus precisa que isso aconteça para se reproduzir.
Nahmias explicou:
“Ao entender como o SARS-CoV-2 controla nosso metabolismo, podemos recuperar o controle do vírus e privá-lo dos recursos necessários para sobreviver”, destacando que as pessoas que têm níveis elevados de açúcar no sangue e colesterol são mais vulneráveis ao vírus.
Como o Tricor provoca queima de gordura pelas células, quando foi testado, o vírus desapareceu quase que por completo em cinco dias.
A matéria informou que a equipe espera avançar para estudos clínicos em Israel e nos EUA até o final de julho.
Nahmias afirmou:
“Com as infecções da segunda onda atingindo países em todo o mundo, essas descobertas não poderiam ocorrer em um momento melhor”.
Tenoever acrescentou:
“A colaboração entre os laboratórios Nahmias e tenOever demonstra o poder de adotar uma abordagem multidisciplinar para estudar o SARS-CoV-2 e que nossas descobertas podem realmente fazer uma diferença significativa na redução da carga global do COVID-19”.
Link do estudo 》medicalxpress.com relatado .
O resumo do estudo dos pesquisadores declarou :
Aqui, mostramos que a resposta transcricional SARS-CoV-2 em células epiteliais pulmonares primárias e biópsias de pacientes com COVID-19 é predominantemente metabólica. Essa assinatura transcricional foi dominada por alterações no metabolismo lipídico e na indução das vias IRE1 e PKR do estresse endoplasmático em um processo regulado por várias proteínas virais. A análise regulatória transcricional dessas alterações revela pequenos grupos de fatores de transcrição que modulam as principais enzimas em cada caminho. A regulação positiva da glicólise e a desregulação do ciclo do ácido cítrico foram mediadas por NFκB e RELA. Enquanto a regulação positiva da síntese de ácidos graxos e colesterol mostrou um controle mais complexo modulado condicionalmente por PPARγ, C / EBP e PPARα ativados por estresse de ER. A proteína viral ORF3a pareceu interagir com as três vias, sugerindo modulação direta e indireta do metabolismo do hospedeiro. Finalmente, mostramos que o fenofibrato de PPARα-agonista reverteu as alterações metabólicas induzidas pela replicação viral bloqueadora de SARS-CoV-2…O congressista Glenn Grothman (R-WI) reagiu à notícia afirmando :
Estou extremamente encorajado com os resultados desses estudos. Esses são os tipos de abordagens e tratamentos multidisciplinares em que o governo federal e as autoridades de saúde pública devem prestar atenção e se concentrar, em vez de simplesmente esperar que uma vacina seja concretizada. Impulsionar nosso sistema imunológico e promover tratamentos que retardam e impedem a replicação do vírus são abordagens que podem potencialmente salvar vidas – agora. Durante uma crise global de saúde dessa magnitude, deveríamos explorar todas as vias disponíveis para combater o vírus e exorto o CDC a buscar ativamente essa liderança.
Para que serve o Fenofibrato?
O fenofibrato é indicado para pacientes com colesterol e/ou triglicérides (gordura) aumentados no sangue, que não responderam à dieta e a outras medidas terapêuticas não medicamentosas (ex. perda de peso ou atividade física), em especial quando existirem fatores de risco associados, como pressão alta (hipertensão) e uso de cigarro (tabagismo).
Ação esperada de Fenofibrato
O fenofibrato age na redução dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue. A ação deste medicamento está condicionada ao seu uso correto, conforme suas indicações e prescrição do médico, sendo que os efeitos benéficos poderão ser observados no decorrer do tratamento.
O fenofibrato tem sua ação baseada na diminuição do colesterol ruim (LDL – C), diminuição dos triglicérides, e aumento do colesterol bom (HDL – C). O LDL favorece os processos de enrijecimento de veias e artérias, aumentando o risco cardiovascular, enquanto o HDL favorece os transportes das gorduras do corpo para serem consumidas pelo fígado e posteriormente eliminadas.
Os efeitos do fenofibrato começam a ocorrer a partir da segunda semana de tratamento e são mantidos durante todo o tratamento.
Contraindicações de Fenofibrato
O medicamento não deve ser usado por pacientes que sofram com doença renal crônica grave, que tenham menos de 18 anos de idade ou que apresentem hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula do remédio.
Fenofibrato também não pode ser utilizado por pessoas com insuficiência hepática, que já tiveram reação fototóxica ou fotoalérgica durante o tratamento com fibratos ou cetoprofeno, ou que possuam pancreatite aguda e doença da vesícula biliar.
Patrícia Moraes Carvalho |DIÁRIODOBRASIL