Da CNN, em São Paulo
Pela primeira vez em 17 anos, o SBT irá transmitir um jogo de times do eixo Rio-São Paulo após o Flamengo fechar contrato de transmissão da final do Campeonato Carioca, que acontece nesta quarta-feira (15). No primeiro jogo, o rubro-negro venceu o Fluminense por 2 a 1.
O Flamengo se utilizou da Medida Provisória 984, que dá ao time mandante a possibilidade de negociar os direitos de transmissão da partida.
“Eu vejo de maneira muito positiva a volta do SBT ao esporte. É positivo para o esporte, para as emissoras de televisão e para os patrocinadores termos outros canais para transmitirem o futebol,” disse Teo José, narrador que fará o jogo da final do Campeonato Carioca
O clube rubro-negro não fechou contrato com a Rede Globo para a transmissão de seus jogos no Campeonato Carioca 2020 e, desde o retorno do futebol após a paralisação do novo coronavírus, transmite suas partida pela FlaTV, canal de Youtube do time, amparando-se na MP editada por Jair Bolsonaro.
A relação entre Flamengo e Globo se deteriorou após a transmissão de Flamengo e Boavista via streaming, e que segundo a emissora, foi o momento em que o contrato dela com a Federação de Futebol do estado do Rio de Janeiro (Ferj) foi rompido. A rede disse que não iria mais transmitir os jogos do campeonato, mas irá manter os pagamentos.
A polêmica das transmissões vem se arrastando desde a partida decisiva da Taça Rio, na última quarta-feira (8), quando o Fluminense ganhou o mando de campo e consequentemente os direitos de transmissão. Porém o Flamengo entrou na justiça para também tentar transmitir a partida, porém horas antes da bola rolar, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deu ganho de causa para o Fluminense, que transmitiu o jogo em seu canal de Youtube.
Com o mando da segunda partida da final do campeonato carioca, o Flamengo negociou com o SBT para transmitir a partida, que irá mostrar um jogo de times do eixo Rio-São Paulo pela primeira vez desde o campeonato paulista de 2003. O jogo também será transmitido na FlaTV.(Edição: Marina Motomura)