As drogas usadas para tratar o HIV e a malária poderão ser usadas para combater o coronavírus, de acordo com cientistas da Austrália.
Uma equipe de especialistas em doenças infecciosas da Universidade de Queensland, em Brisbane, alegam que a cloroquina combinada com o lopinavir/ritonavir conseguiram eliminar as infecções por COVID-19.
A cloroquina é um medicamento utilizado no tratamento da malária e a combinação supressora do lopinavir/ritonavir (antirretroviral utilizado no tratamento de pessoas infectadas pelo vírus HIV) mostraram resultados promissores em testes realizados com humanos e fizeram o vírus ‘desaparecer’ em pacientes infectados.
Os medicamentos estão sendo testados enquanto pesquisadores e médicos de todo o mundo lutam para encontrar uma vacina, cura ou tratamento para o vírus mortal.
Cerca de 175.000 pessoas em todo o mundo já foram infectadas com o coronavírus e mais de 6.700 morreram.
Depois que a China conseguiu controlar o surto repentino, outros países foram surpreendidos por enormes epidemias – quase 25.000 na Itália, cerca de 14.000 no Irã, 8.000 na Espanha e mais de 5.000 na Alemanha e França.
O pesquisador de Queensland, professor David Paterson, disse que espera inscrever pessoas em ensaios farmacêuticos em larga escala até o final do mês.
Paterson disse que não seria errado considerar os medicamentos como um possível “tratamento ou cura” para a infecção respiratória mortal.
Ele explicou que, quando o medicamento para o HIV lopinavir/ritonavir foi administrado a pessoas infectadas com o coronavírus na Austrália, o fato acabou levando ao ‘desaparecimento do vírus’.
“É um tratamento potencialmente eficaz. Os pacientes acabariam sem o coronavírus em seu organismo após o término da terapia”.
Embora o tratamento tenha sido eficaz em alguns casos, não houve testes controlados (como manda o protocolo) para testar o novo medicamento em larga escala, disse o professor Paterson.
“Na primeira onda de pacientes chineses que tivemos (na Austrália), todos se saíram muito, muito bem quando foram tratados com o remédio contra o HIV”
“O que queremos fazer no momento é um grande ensaio clínico em toda a Austrália, analisando 50 hospitais … vamos comparar o uso de somente 1 medicamento [lopinavir/ritonavir] versus a combinação dos 2 medicamentos juntos [lopinavir/ritonavir + cloroquina] “, disse o professor Paterson. .
DiáriodoBraSIL