massa de ar seco continua sobre o Centro-Oeste nesta terça-feira (17). Segundo o Inmet, a umidade do ar na baixada cuiabana deve chegar a 9%, o que coloca a região em estado de emergência.
A máxima prevista para hoje é de 42ºC e não há previsão de chuva.
Os baixos índices de umidade relativa do ar causam uma série de problemas como complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
Nessas condições, a recomendação da Organização Mundial de Meteorologia é de que sejam evitados exercícios físicos ao ar livre; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol.
Sempre que possível as pessoas devem permanecer em locais protegidos do sol, aumentar a ingestão de líquidos, trajar roupas leves, fazer refeições leves, evitar banhos mornos ou quentes e o uso excessivo de sabonete (com o objetivo de não prejudicar a oleosidade natural da pele). Esses cuidados devem aumentar se a Umidade Relativa do Ar baixar a níveis mais críticos.