sexta-feira, 22/11/2024
InícioAgronegócioFiscalização da fronteira de MT reforçada

Fiscalização da fronteira de MT reforçada

Grupo de técnicos da área de vigilância sanitária do estado de Minas Gerais chega hoje a Mato Grosso para apoiar o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) no trabalho de fiscalização na região da fronteira com a Bolívia. A barreira com o país vizinho foi fechada em fevereiro, após a descoberta de aftosa no Departamento de Santa Cruz de la Sierra.

Desde então o Indea, em parceria com os demais órgãos de defesa sanitária do Estado, como Ministério da Agricultura, Fundo Emergencial de Combate à Febre Aftosa (Fefa) e comitês municipais, está desenvolvendo o trabalho de fiscalização e ações de vigilância na fronteira com a Bolívia.

Ao todo, são 780 quilômetros de “fronteira seca” entre os dois países. Do lado boliviano estão San Matias, San Ignácio e San Roque. Do lado brasileiro, os municípios fronteiriços à Bolívia no Estado são Cáceres, Porto Esperidião e Comodoro.

O presidente do Indea, Décio Coutinho, informou que Mato Grosso será atendido por técnicos de outros estados, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Espírito Santo, Tocantins e Rondônia que chegarão nas próximas semanas.

“Esses técnicos farão um plantão a cada dez dias. Pretendemos ter pelo menos três equipes por mês”, disse Coutinho.

Enquanto isso, como medida preventiva, permanece suspendo o trânsito e ingresso em todo o território nacional de animais, produtos e subprodutos originários da Bolívia.

FOCO – O foco de aftosa na Bolívia teve sua origem na província (município) de Cuatro Cañadas, a cerca de 50 quilômetros do departamento de Santa Cruz de la Sierra – cerca de 800 Km de Cuiabá – e se disseminou pelas localidades de Hoyos, Colônia Sul e Andrés Ibañez. Estas três localidades estão em um raio de apenas 50 quilômetros do foco de origem.

VACINAÇÃO – Toda a estratégia para a próxima campanha de vacinação, a ser realizada em maio, já está preparada pelo Indea. O órgão solicitou 13 milhões de doses de vacina ao Ministério da Agricultura, para a imunização de um rebanho previsto de 10,6 milhões de animais na faixa etária de zero a 24 meses.

Na primeira etapa da campanha de vacinação em 2007, realizada no período de 1 de fevereiro a 10 de março, Mato Grosso alcançou novo recorde, com índice de imnunização de 98,40%. Ao todo, foram vacinadas 5,10 milhões de cabeças, de um total de 5,19 milhões de animais cadastrados pelo Indea na faixa etária de zero a 12 meses.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes