O prefeito Wilson Santos decretou feriado nesta sexta-feira (7) em Cuiabá e luto de três dias pela morte do ex-governador, ex-deputado federal e ex-prefeito da Capital, Dante Martins de Oliveira. Ele morreu no início da noite desta quinta-feira (6), no Hospital Jardim Cuiabá. “Perdeu toda a nação brasileira. Como professor de história, considero Dante de Oliveira o reformador do Estado mato-grossense”, disse o prefeito. O feriado desta sexta-feira não se aplica aos plantões necessários às atividades de caráter essencial, como o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), centros de saúde e Sanecap.
O prefeito Wilson Santos assinou outros dois decretos: um mudando a denominação do Palácio Alencastro para Palácio Dante de Oliveira; outro, denominando a avenida Mato Grosso como avenida Dante de Oliveira. “São pequenas homenagens à fantástica carreira política de Dante de Oliveira”, disse o prefeito que lamentou a morte do ex-governador.
Conforme o gestor cuiabano, Dante de Oliveira tornou Mato Grosso um Estado competitivo, com futuro promissor. O prefeito da Capital fez questão de destacar que outra grande obra de Dante de Oliveira foi ter ajudado a derrubar a ditadura militar no País, “de forma pacífica e democrática ao liderar o maior movimento de massas da história brasileira, o movimento das Diretas-já, em 1984. Eu, particularmente, devo muito ao Dante. Fui seu assessor quando ele foi prefeito, nos dois mandatos e também em 96, quando governador, como secretário de Estado”. Para Wilson Santos, “a maior homenagem será continuarmos a luta pela construção de uma sociedade mais justa”.
Infecção generalizada – Dante Martins de Oliveira faleceu por volta das 20h30 na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Jardim Cuiabá, local por onde entrou, pela manhã, caminhando normalmente na companhia da esposa, a deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB). De acordo com a assessoria de imprensa do ex-governador, no começo da semana, ele teve um quadro de diarréia. Em seguida, os médicos diagnosticaram um quadro agudo de pneumonia, o que provocou posteriormente sua internação na UTI. Diabético, Dante foi vítima de uma infecção generalizada e um de seus rins deixou de funcionar.
O corpo do ex-governador será velado no saguão da Assembléia Legislativa e o sepultamento ocorrerá nesta sexta-feira (7), às 17 horas, no Cemitério da Piedade.