O governador Mauro Mendes (DEM) dá posse aos 15 novos secretários de Estado na tarde de ontem terça-feira (1°), na Faculdade de Tecnologia do Senai, em Cuiabá. No staff tem nomes de ex-secretários – que atuaram na gestão do democrata na Prefeitura de Cuiabá – além de empresários, deputados estaduais e servidores de carreira.
A principal missão dos novos secretários será o de colocar em prática as medidas necessárias para equilibrar as contas públicas – por meio de uma política de redução de despesas e incremento de receitas – e de melhorar os serviços prestados ao cidadão.
“Todo o time escolhido preenche os requisitos de competência, experiência e conhecimento sobre a área de atuação. E, principalmente, tem vontade de sobra em trabalhar por Mato Grosso e estão conscientes do enorme desafio face a dura realidade financeira do Estado”, afirmou.
:
1 – Rosamaria Ferreira de Carvalho (Trabalho e Assistência Social): é graduada em Pedagogia e habilitada para o magistério de Filosofia e Sociologia pela UFMT, com duas Pós-graduações: Educação em Saúde Pública e Supervisão Escolar.
Atuou como professora nos colégios CIE de Rondonópolis (MT) e Rui Barbosa de Campestre (MG); assessora pedagógica na APAE do município de Campestre (MG) e por dez anos foi Superintendente de Qualificação Profissional da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), entre os anos de 2003 até 2013. Em 2013, foi convidada pela ex-primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, para assumir a coordenação do Programa Siminina, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, ficando à frente das ações até o final do ano de 2016.
2 – Mauren Lazaretti (Meio Ambiente): é advogada, presidiu a Comissão de Direito Ambiental da OAB-MT e foi ex-secretária adjunta de Meio Ambiente do Estado enquanto a pasta foi comandada pelo ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD), agora aliado de Mendes.
3 – Rogério Gallo (Fazenda): é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós-graduado em Direito Tributário pela UFMT e em Direito Público pela Unirondon. É também mestre em Direito Ambiental pela UFMT. Desde 2002 é procurador do Estado de Mato Grosso.De 2013 a 2016 atuou como Procurador Geral do Município de Cuiabá. Entre 2015 e 2016 exerceu interinamente, em diversas ocasiões, o cargo de prefeito de Cuiabá.
De 15 de janeiro de 2017 a 15 janeiro de 2018 atuou como procurador geral do Estado. Foi conselheiro da secção de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-MT. Ele é o atual secretário de Estado de Fazenda de Mato Grosso.
4 – Allan Kardec (Cultura, Turismo, Esportes e Lazer): é deputado estadual reeleito e já atuou como vereador por Cuiabá. É graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), possui especialização em Gestão Educacional e mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT).
RepórterMT/Reprodução
Basílio Bezerra Guimarães dos Santos será novo secretário de Gestão e Planejamento.
5 – Basílio Bezerra Guimarães dos Santos (Secretaria de Gestão e Planejamento): é graduado em Ciências Contábeis. Já atuou como gerente financeiro na Polícia Judiciária Civil do Estado Mato Grosso, coordenador contábil e superintendente de Planejamento e Finanças da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso e secretário adjunto de Administração Sistêmica da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e contador geral do Município de Cuiabá. Foi professor titular da disciplina de Finanças Públicas do curso de ciências contábeis das Faculdades Integradas Cândido Rondon. Desde 2017 exerce a função de Diretor Administrativo e Financeiro da Empresa Matogrossense de Tecnologia da Informação, bem como a atividade de Perito em Cálculos Extrajudiciais. Também foi secretário adjunto Executivo da Secretaria de Estado de Fazenda.
RepórterMT/Reprodução
Cesar Miranda Lima foi escolhido pelo DEM para comandar a pasta de Desenvolvimento Econômico.
6 – Cesar Miranda Lima (Desenvolvimento Econômico): é empresário. Atua como secretário de Governo de Várzea Grande e também foi secretário de Receita Fazendária e Saúde no mesmo município.
7 – Nilton Borgato (Ciência, Tecnologia e Inovação): foi secretário municipal em Porto Esperidião de 2001 a 2008 e atuou como de prefeito de Glória D’Oeste de 2009 a 2016. Foi presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde de 2009 a 2012 e assessor especial da vice- governadoria de 05/2017 a 03/2018.
RepórterMT
Silvano Amaral não conseguiu ser reeleito deputado, mas conseguiu assumir a secretaria de Agricultura Familiar.
8 – Silvano Amaral (Agricultura Familiar): foi deputado estadual. Na Assembleia, é membro titular da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CEFAEO), membro também das comissões de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto; Saúde Previdência e Assistência Social; Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrário e de Regularização Fundiária e Indústria, Comércio e Turismo. Também foi secretário de Finanças e de Governo em Sinop.
9 – Francisco de Assis da Silva Lopes (Procuradoria Geral do Estado): é formado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino, de Presidente Prudente (SP). Vive em Cuiabá há 30 anos e atua desde 2002 na Procuradoria Geral do Estado.
10 – Marioneide Angelica Kliemaschewsk (Educação): é graduada em pedagogia, administração de empresas e economia, pós-graduada em recursos humanos e gestão escolar, é servidora efetiva da rede municipal de educação de Cuiabá há 29 anos, onde atuou como professora do ensino fundamental. Marioneide Kliemaschewsk atuou também como diretora da Escola Municipal de Educação Básica José Torquato da Silva, localizada no bairro Parque Residencial Coxipó, por 13 anos, entre 1995 a 1999 e de 2005 a 2013 e secretária municipal de Educação durante a gestão de Mauro Mendes na Prefeitura de Cuiabá.
11 – Gilberto Figueiredo (Saúde) foi secretário municipal de Educação na gestão de Mauro Mendes em Cuiabá. Em 2016, foi eleito vereador de Capital mato-grossense.
12 – Mauro Carvalho (Casa Civil): empresário
13 – Alexandre Bustamante (Segurança, Justiça e Direitos Humanos): é servidor público federal, advogado, formado em Direito na Universidade Federal de Mato Grosso. Possui especialização em Inteligência em Segurança Pública pela faculdade de Administração da UFMT. Trabalhou 30 anos no Departamento de Polícia Federal. Prestou serviços por 7 (sete) anos na Secretária de Segurança Pública de Mato Grosso, exercendo as funções de Secretário Adjunto de Inteligência e Secretário de Estado de Segurança Pública, inclusive durante a Copa do Mundo de 2014. Atualmente é Vice Presidente da Cooperativa de Crédito Sicoob União.
14 – Marcelo de Oliveira, o Marcelo Padeiro (Infraestrutura): é engenheiro. Atuou como secretário de Obras de Cuiabá na gestão de Mauro Mendes, foi secretário adjunto de Infraestrutura na extinta Secopa e foi secretário de obras no governo Dante de Oliveira e na gestão de Roberto França em Cuiabá.
15 – Emerson Hayashida (Controladoria Geral do Estado): é formado em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso e possui pós-graduação em Direito Público e Gestão Pública.
Na CGE, já atuou como coordenador de Auditoria; superintendente de Auditoria e Controle Interno; secretário adjunto de Auditoria; secretário adjunto de Corregedoria Geral; superintendente de Desenvolvimento dos Subsistemas de Controle Interno; superintendente de Auditoria e Controle em Aquisições e Apoio Logístico; superintendente de Auditoria Especial e atualmente exerce o cargo de superintendente de Controle em Aquisições e Transferências.
Com RepórterMT