O ministro da Educação, Rossieli Soares, vem a capital mato-grossense participar da inauguração da obra de ampliação e modernização do Senai Cuiabá. A cerimônia de entrega das novas instalações ocorre nesta sexta-feira (28), às 20 horas, e também contará com a presença do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), Rafael Lucchesi.
Quem passou pela avenida XV de novembro nas últimas semanas percebeu a dimensão e a beleza das novas estruturas do Senai Cuiabá. Foram R$ 59 milhões investidos em 78 ambientes de ensino, sendo 50 salas de aula, 26 laboratórios de ponta e um auditório para até 1000 pessoas, com divisórias deslizantes formando 03 auditórios de menor porte. A unidade tem capacidade para atender 3.319 estudantes por turno.
Inovação
A unidade foi idealizada para o desenvolvimento da criatividade e da inovação, com ambientes como o Senai LAB, voltado à prototipagem e concepção de novas startups, espaço Leitura e uma ampla biblioteca, com ambientes de pesquisa e de estudos. Também estão disponíveis salas de aulas com mobiliário executivo para realização de oficinas, seminários e workshops.
Educação Profissional
O foco principal do Senai Cuiabá está no atendimento aos setores de Alimentos e Bebidas, Tecnologia da Informação, Têxtil e Vestuário, com modalidades de curta, média e longa duração, incluindo cursos superiores de graduação tecnológica e MBA, disponíveis pela Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso,
Entre os laboratórios disponíveis estão: Tecnologia da Informação, Segurança e Saúde do Trabalho, Panificação, Confeitaria, Processamento de Carnes, Microbiologia, Análise Sensorial e Laticínios.
Sustentabilidade
O Senai Cuiabá, assim como as demais unidades da instituição no estado, foi construído dentro do padrão de sustentabilidade e acessibilidade, com corredores que utilizam a iluminação natural, afim de reduzir o uso da energia elétrica. As salas de aula receberam forro especial e telhas termoacústicas que garantem o isolamento térmico e acústico dos ambientes e dão mais conforto aos estudantes.
O sistema de ar condicionado é central – sistema VRF (Fluxo de Refrigerante Variável), um dos mais modernos que existe. As luminárias receberam lâmpadas de LED e o revestimento das fachadas é com ACM (Alumínio Composto), proporcionando resistência, beleza, protegendo as paredes de poluição e excluindo a necessidade de pintura de manutenção permanente das fachadas, além de oferecer boa relação térmica e economia de ar condicionado.