Os meteorologistas preveem chuva em Cuiabá e Várzea Grande, na região metropolitana, no fim de semana. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a possibilidade de pancadas de chuva no sábado (15) e domingo (16) é de 70% a 80%.
Tem três meses que não chove na região metropolitana. Com isso, o tempo está seco, chegando a entrar em estado de emergência em alguns dias.
A temperatura máxima prevista para esta quinta-feira (13) em Cuiabá é de 40°C, até as 15h. Em Várzea Grande, a temperatura durante essa semana deve chegar a 37°C e a probabilidade de chuva é de 5%.
O índice de umidade relativa durante o dia deve cair até 16%, entre às 15h e 17h . A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece o índice acima dos 60% como ideal para a saúde humana.
Devido à rápida mudança de temperatura, muitas pessoas começam a ficar doentes. Gripe, resfriado, amidalite, bronquite e até mesmo pneumonia são alguns dos problemas mais comuns nessa época do ano, quando a defesa do organismo fica enfraquecida, facilitando a proliferação de vírus e bactérias.
Entre os sintomas mais comuns de problemas nessa época, está a coriza, dor de garganta e também dores no corpo. Para evitar, é importante manter uma alimentação saudável, dormir bem, fazer atividade física e evitar alterações de temperatura, especialmente se a pessoa for mais sensível a isso.