sexta-feira, 20/09/2024
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A Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios realizará dia 7 palestra sobre Assistência Social nos municípios de MT

A Associação Para Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM) realizará no dia 7 de agosto uma palestra sobre Elaboração de Projetos. A capacitação será realizada com o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec-MT), por meio de uma transmissão ao vivo no canal do Núcleo Estadual de Educação a Distância (NEEaD-MT), no YouTube. O objetivo da palestra é expor alternativas para a captação de recursos para a Assistência Social dos municípios.

Segundo a presidente da APDM, Rafaele Oliveira Russi, a palestra possibilitará aos técnicos das secretarias municipais de Assistência Social e entidades sem fins lucrativos “elaborar projetos que consigam angariar recursos públicos e privados que estão disponíveis no país, tendo em vista o desenvolvimento social e econômico dos municípios”, assegurou.

Como premissa básica de defender as questões sociais, a APDM trabalha com atuação política, técnica e operacional. Por esse motivo, a entidade percebeu a necessidade de realizar a oficina. A consultora da APDM, Fátima Dragoni, responsável em ministrar a palestra, advertiu que pela falta de projetos, recursos que estão disponíveis para implementação dos trabalhos da Assistência Social não são captados. “O estado de Mato Grosso tem condições de arrecadar mais de R$ 20 milhões da inciativa privada e também de pessoa física pelo Fundo da Criança, mas faltam projetos”, ressaltou a consultora.

A capacitação será realizada em dois módulos. No primeiro será apresentado o processo de produção do projeto, que passa pela compreensão do trâmite legal para o recebimento de recursos. De acordo com a programação, neste primeiro momento será abordada a importância de definir o projeto em reunião e como realizá-la, quem deve participar da produção, como fazer um histórico da instituição, a caracterização do problema e justificativa, metas, benefício e beneficiários, o plano de trabalho, o cronograma, as avaliações, o monitoramento e, por fim, orçamento.

Com o término dessa primeira etapa, será passado um prazo para que os servidores desenvolvam projetos de acordo com o padrão instruído no curso. Posteriormente ele terá de ser enviado para análise. O segundo módulo terá início após a análise. Nele, os projetos desenvolvidos serão avaliados em uma nova apresentação, expondo a consistência de cada um, mostrando o que está correto e o que precisa ser mudado.

Fátima ressaltou que essa capacitação não é voltada apenas para a Assistência Social e que o modelo de projeto que será ensinado pode também ser usado em projetos para a saúde, obras, educação e demais áreas. “É necessário ficar atento aos editais, o que está sendo pedido, o modelo de projeto não muda muito, só precisa ser modificado de acordo com que o edital pede”, pontuou a consultora.

Dragoni contou que a parceria da APDM com a Secitec tem facilitado o trabalho da entidade. “A dificuldade que tínhamos de reunir todos os envolvidos com a questão social nos municípios foi amenizada. Já realizamos palestras, conferências e reuniões, por meio dessa plataforma”. Ela ainda pontuou que a realização desses encontros online potencializou o alcance de pessoas. “Mais de 1500 pessoas assistiram a última capacitação, em outra, teve mais de 4 mil visualizações”, avaliou. Para essa palestra mais de 220 pessoas já estão cadastradas, incluindo inscritos dos estados de São Paulo, Bahia, Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Paraná, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Amazonas.

A transmissão será feita pelo canal do YouTube NEEaD-MT Secitec a partir das 14h (horário de Cuiabá) e poderá ser assistida sem a necessidade de cadastramento. Vale ressaltar que o participante poderá tirar suas dúvidas em tempo real. A APDM disponibilizará material didático para quem se cadastrar para a palestra. Além de ter todo o conteúdo do curso, o material terá atividades práticas que facilitarão a compreensão e memorização do assunto. Para se cadastrar é necessário preencher o formulário de inscrição onlinedisponível no link https://goo.gl/N54rfp. Após o registro, serão enviados via e-mail os arquivos com os materiais.

O certificado digital de participação será concedido somente nos casos em que as secretarias municipais ou órgãos disponibilizem salas para a participação coletiva. Assim, o responsável pelo grupo terá que fazer uma lista com a assinatura dos participantes, escanear e encaminhar para o e-mail apdm.social@gmail.com.

Para mais informações: (65) 3644 2723 ou pelo e-mail apdm.social@gmail.com

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Parmenas Alt
Parmenas Alt
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