Sabemos que a palavra cristã nos ensina a amar o nosso próximo como a si mesmo, mas de que próximo estamos falando? Na maratona diária para cumprir todas nossas tarefas, acabamos nos esquecendo desses ensinamentos básicos. Na vida tudo é passageiro, cargos, posições, prestígio e holofotes, o que fica é a nossa essência. Acredito que devemos nos direcionar para os mais necessitados, os que se encontram em situação de vulnerabilidade, dando a mão para quem precisa de nós. Um ato de bondade é mais sobre o tempo que investimos em dar atenção, ouvir o outro, compreender sua situação, do que o recurso financeiro investido. A entrega de cobertores para a população em vulnerabilidade social é um ato carregado de amor ao próximo, repleto do anseio de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, mesmo que seja com um pequeno gesto, buscando trazer aconchego nos dias em que somos pegos de surpresa pela nossa calorosa cidade, que ao tornar-se fria, coloca em risco a vida dessas pessoas que já encontram tantos percalços em seus caminhos.
Se o que para uns é pouco, quase nada, para muitos significa o mundo. A entrega dos cobertores representa mais do que um mero objeto, a ação passa a mensagem que apesar das dificuldades ou da impressão que às vezes o mundo se esquece de nós, essas pessoas se importam e merecem se sentir valorizadas, merecem e devem sentir que alguém se importa com suas vidas, dando um senso de dignidade e valor.
Devemos reconhecer a dura verdade de que não vamos erradicar os problemas sociais com uma campanha beneficente. Dizer que solucionaremos todas as mazelas seria um grande cinismo. Esta é uma realidade que encontramos na história e na imperfeição do Ser Humano. O que difere uma pessoa da outra é a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do próximo.
Para além de praticar a beneficência, procuremos agir com benevolência. Enquanto a beneficência é praticar o bem, a benevolência é desejar o bem a outrem, colocar amor, afeto e humanização em nossas ações.
Márcia Kuhn Pinheiro
Administradora de empresas, pós-graduada em gestão pública, atual primeira-dama de Cuiabá e idealizadora da campanha Doe amor, Doe cobertor, Aquece Cuiabá.