domingo, 22/12/2024
InícioCidadeCultura regional será tema de projeto educacional

Cultura regional será tema de projeto educacional

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande (SMEC/VG) está iniciando as atividades do projeto educacional “Arte e Cidadania”. Em sua segunda edição, promete ofertar, gratuitamente, aulas de artes cênicas, visuais, dança e música aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. De acordo com o secretário titular da pasta, Elismar Bezerra, o principal objetivo é proporcionar às crianças e jovens a oportunidade de conhecerem não só as técnicas, mas a evolução dessas expressões artísticas e sua importância ao longo dos tempos. Até esta sexta-feira (16.03), as 17 escolas que integram o “Arte e Cidadania” em 2.007, estarão divulgando o projeto e realizando as inscrições.

De acordo com a coordenadora da ação, Francinéia Alencar, as atividades desenvolvidas serão direcionadas à preservação da cultura regional e conhecimento das raízes do povo mato-grossense. Pensando nisso, foi desenvolvido um plano de trabalho que alia teoria e prática no repasse de informações sobre dança, teatro, música, artesanato e literatura regionais.

A influência dos índios e negros na cultura do estado também será objeto de estudo dos integrantes do “Arte e Cidadania”. Mas, para que o conteúdo ensinado contribua para o desenvolvimento de todas as habilidades dos pequenos cidadãos, aulas sobre os direitos do homem serão incluídas no currículo.

Conforme Francinéia Alencar, a quantidade de alunos habilitados a participar do projeto pedagógico só será sabida após o encerramento do período de inscrições nas unidades escolares participantes. A expectativa é de que o número não ultrapasse 20 por modalidade oferecida, mesmo sabendo que a procura dos pais e alunos por uma vaga vem crescendo desde o segundo semestre do ano passado.

Ela explica que não haverá restrições quanto à participação de alunos remanescentes da primeira edição do “Arte e Cidadania”. Estes poderão optar pelo aprimoramento ou, até mesmo, pela troca de modalidade artística. Assim como aconteceu no último ano, as aulas serão ministradas por profissionais habilitados no período conhecido por “contra-turno”, ou seja, aquele em que o aluno não está em sala de aula. Em 2.006, 1,5 mil estudantes de 20 escolas municipais participaram desse projeto.

AÇÕES – Como parte das ações elencadas para 2007 está a realização do Salão Mirim de Artes Plásticas que tem por objetivo estimular o aprimoramento das técnicas plásticas e o desenvolvimento da criticidade entre os estudantes. No tocante ao resgate e documentação da cultura local, professores e alunos estarão empenhados no registro dos “Contos Várzea-grandenses”.

Mas a intenção do “Arte e Cidadania” é democratizar a arte não só entre as crianças e jovens que estejam cursando o ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino, mas toda a comunidade. Portanto, a formação de um corpo de baile e de uma orquestra municipais para levar a arte aos diversos bairros da cidade completa as medidas a serem desenvolvidas pela Educação no decorrer deste ano letivo.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes