O assentamento rural Sadia I, em Várzea Grande, foi contemplado com recursos de R$ 100 mil, repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome para implantar uma horta comunitária, voltada à subsistência das famílias e à geração de renda, por meio da comercialização do excedente.
O projeto apresentado pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Zito Portela, em 2005 ao Ministério, é o único contemplado no Estado e o 13° entre os mais de 100 acolhidos pela União. A horta Nossa Senhora Aparecida está alicerçada em bases racional e auto-suficiente. “A produção servirá para trazer qualidade de vida às famílias, tanto por meio de uma alimentação nutritiva, como por meio da geração de renda”, explica Portela.
Neste momento, a área de um hectare no assentamento está preparada para o plantio, arada e adubada. Mais de 10 variedades de hortaliças serão cultivadas. Metade produzirá verduras e a outra extensão leguminosas, as chamadas caixarias, como abrobrinha, chuchu, maxixe e quiabo. “Daqui a dois meses estaremos realizando a primeira colheita”, anuncia o secretário. Cerca de 20 toneladas deverão ser produzidas neste primeiro ano de operação.
Trinta e seis famílias aderiram ao projeto e serão responsáveis pela viabilidade da horta. O regimento interno, proposto pela Secretaria, foi aceito e apresenta todas as diretrizes para o bom funcionamento da produção. Cada uma das famílias terá direito ao kit da semana e o restante será comercializado em feiras livres. Dez por cento da renda será aplicada na manutenção dos maquinários e também na ampliação da atividade. “No projeto, já incluímos a aquisição de 30 barracas para que eles tenham todo o instrumento básico às vendas”, completa o secretário.
Os recursos oriundos do convênio estão sendo aplicados no preparo da terra e na aquisição de sementes e maquinários, estes últimos estão sendo entregues pelos fornecedores. De acordo com os termos do convênio entre o município e a União, coube à administração uma contrapartida de R$ 7 mil. “Até junho deste ano a horta Nossa Senhora Aparecida terá de estar concluída”, observa o secretário.
SecomVG