domingo, 24/11/2024
InícioCidadeÚltimos dias de abril serão secos e quentes no Centro-Oeste

Últimos dias de abril serão secos e quentes no Centro-Oeste

Chuva diminui e Mato Grosso lidera o ranking de queimadas nas últimas 48 horas, de acordo com monitoramento de satélites.

Grande parte do Centro-Oeste vai sentir a diminuição da chuva e o aumento do calor nestes últimos dias de abril. Umamassa de ar seco está ganhando força sobre o Paraguai e influencia diretamente a Região impedindo a formação das grandes nuvens de chuva.

Umidade do ar em queda

Mato Grosso do Sul, o centro-sul de Mato Grosso e o centro-sul de Goiás já estão sentindo o efeito do ar seco, com a queda nos níveis de umidade relativa do ar. O município Alto Araguaia (MT) chegou a registrar 25% de umidade e Jardim (MS) índice de 29% esta semana. Várias outras localidades poderão entrar em atenção nos próximos dias com umidade relativa do ar entre 30% e 20%, por isso os cuidados com a saúde devem ser redobrados, umidificando ambientes fechados e ingerindo mais água ao longo do dia.

Calor aumenta

Outra situação do tempo que vai chamar a atenção será o aumento do calor em todo o Centro-Oeste. A previsão é de muito sol e as temperaturas terão rápida elevação em grande parte da Região.

As temperaturas máximas poderão superar os 35°C em localidades do estado de Mato Grosso do Sul e do centro-sul e oeste de Mato Grosso. Cidades dessas áreas deverão ficar entre os locais mais quentes do país no decorrer da semana.

Não há previsão de chuva nos próximos dias em Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Goiânia (GO). Somente Brasília (DF) pode esperar por algumas pancadas de chuva com raios, assim como as áreas mais ao norte de Goiás e de Mato Grosso.

Risco de fogo aumenta

A diminuição da chuva no estado de Mato Grosso já fez o número de focos de queimadas aumentar nos últimos dois dias. O estado lidera o ranking de queimadas do Brasil, com o total de 99 focos nas últimas 48 horas, segundo monitoramento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O tempo seco e a falta de ventos contribuem para o aumento no risco de fogo na Região Centro-Oeste. A situação persiste pelo menos até a sexta-feira (27). Algumas pancadas de chuva poderão retornar ao sul de Mato Grosso e por Mato Grosso do Sul no sábado (28), mas o calor vai continuar.

 

 

FONTE: TERRA

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes