quinta-feira, 07/11/2024
InícioCidadeCampo Novo do Parecis define agendas de turismo

Campo Novo do Parecis define agendas de turismo

A Associação Matogrossense dos Municípios, através da Associação dos Municípios com Potencial Turístico- Amptur, desenvolveu um amplo trabalho em Campo Novo dos Parecí, a convite do prefeito Sergio Stefanelo. O consultor Francisco Cunha Lacerda, mobilizou diversos segmentos da sociedade, bem como a Câmara Municipal, para a elaboração de várias agendas estratégicas, que compreendem as principais ações 2007 para cada entidade, integrante do sistema de turismo, que são: Secretaria Municipal de Esporte Turismo e Lazer, Comissão Permanente de Turismo Cultura e Meio Ambiente da Câmara Municipal, Fórum de Desenvolvimento Turístico Municipal e Câmara Empresarial de Turismo.

A programação elaborada visa construir um ambiente de informação e motivação que possa atrair a comunidade a se envolver com o projeto do turismo. Para isto foram realizadas diversas reuniões e palestras com todas as entidades envolvidas, lideranças comunitárias, políticas e empresariais do município. As 29 entidades da sociedade que compõe o novo Fórum de Desenvolvimento Municipal, juntamente com a Comissão de Turismo da Câmara dos vereadores, Câmara Empresarial e a Secretaria de Turismo se comprometeram em cumprir as suas respectivas agendas, visando o desenvolvimento da atividade econômica do turismo, que é a primeira atividade da economia mundial, e a que mais gera emprego e renda na atualidade.

Os representantes de cada segmento tiveram participação efetiva na elaboração das agendas estratégicas de 2007. Através destas agendas o município terá a participação nos principais eventos regionais e nacionais, como a Festa Internacional do Pantanal, jogos interculturais indígenas, Salão Brasileiro de Turismo, a ser realizado em junho em São Paulo, Feira das Américas e o Congresso Brasileiro de Agentes de Viagens e Feira das Américas, realizados no mês de outubro, no Rio de Janeiro. Estes dois eventos são os maiores da América Latina no gênero.

Metas definidas para o município

As agendas compreendem ainda o lançamento em breve da Política Municipal de Turismo, bem como a realização do Inventário Turístico com seu respectivo Diagnóstico, o Plano Municipal de Turismo, além de outros projetos inéditos, como a realização de Mutirão Turístico e Urbanístico de Limpeza Pública, a Sinalização Turística, Turismo Social da Melhor Idade, Curso de Guias, Seminário para Empreendedores Turístico e articulação geral de toda a dinâmica de gestão do município.

O secretário municipal de Esporte, Turismo e Lazer, Sergio Luiz Alves Valério (Sergio Mineiro), disse ainda que por oportunidade da visita do Secretário de Estado Turismo Pedro Nadaf para o lançamento da Política Municipal de Turismo, será entregue a ele, um esboço de todas as ações programadas para 2007 no município.

O prefeito Sergio Stefanelo ressaltou que as equipes que trabalham as ações turísticas, terão todo o apoio da prefeitura. “Estamos trabalhando com as áreas técnica e jurídica da prefeitura para o encaminhamento à Câmara Municipal do Projeto de Lei que transforma o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR em Fórum de Desenvolvimento Turístico de Campo Novo do Parecis.

O prefeito frisou que o município tem um potencial agrícola e uma cultura voltada para este setor. Segundo ele, é fundamental praticar o turismo sustentável e de conscientização. “Vamos mostrar que o turismo é viável. È importante a participação da AMM através da Amptur neste processo. A prefeitura não pode executar sozinha as ações propostas. o trabalho não é individualizado. O projeto de turismo não é apenas um projeto de governo, mas um projeto de sociedade” , assegurou o prefeito.

Em relação ao trabalho do consultor Francisco Lacerda, o prefeito garantiu que ele terá toda autonomia.. “A semeadura já foi feita. Agora precisamos cultivar para que possamos assegurar os resultados de curto, médio e longo prazo.” disse Stefanelo destacou ainda que uma de suas maiores prioridades é articulação junto aos Governo federal e estadual para a melhoria das rodovias de acesso ao município, bem como das estradas municipais que dão acesso aos atrativos turísticos.

Agência de Notícias dos Município

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes