A Assembléia Legislativa vai realizar uma extensa programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08.03).O primeiro evento acontece nesta terça-feira (6), a partir das 8 horas, no auditório Renê Barbour – a pedido da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Casa- com o seminário “Violência Contra a Mulher: o que querem as Mulheres?”. Paralelamente ao seminário – que terá uma segunda etapa no dia 7 – acontece a missa na Capela Ecumênica da Casa, às 9 horas.
De acordo com o vice-presidente da comissão, Ságuas Moraes (PT), o seminário tem o objetivo de abrir discussão sobre os avanços e dificuldades enfrentadas pelas mulheres mato-grossenses nos últimos anos.
Durante a semana da mulher, os visitantes terão, ainda, a oportunidade de apreciar os trabalhos de diversos artistas, que ficarão expostos no saguão da Assembléia, no período de 6 a 9 de março. Participam deste evento, os integrantes da Associação de Santo Antônio do Leste; Artesanato do Grupo Renascer; exposição de pintura em tela – técnica mista, de Vera Corrêa Cabrera; pintura moderna da artista Maria de Fátima Ribeiro, pintura em tela de Selma Malheiros e exposição de cerâmica, com a escultora e artesã, Júlia Rodrigues da Conceição.
No dia 7, a Sala da Mulher, coordenada por Andréia de Oliveira, realiza o ´Baile da Terceira Idade´, às 15 horas, no Centro de Convivência Padre Firmo.
No dia 8, as comemorações serão marcadas pela realização de uma sessão especial no Plenário das Deliberações, às 15 horas. A proposta é da deputada Chica Nunes (PSDB). “É preciso conscientizar sobre o valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher”, defende.
AL
Itimara Figueredo