sexta-feira, 20/09/2024
InícioCidadeCampanha de conscientização neste Carnaval atinge 80 mil motoristas foliões

Campanha de conscientização neste Carnaval atinge 80 mil motoristas foliões

Levantamentos preliminares da Coordenação Geral de Educação para o Trânsito do Detran em Mato Grosso, neste carnaval, revelam que pelo menos 80 mil motoristas foliões receberam algum tipo de orientação e conscientização através de campanha de educação durante os festejos de momo. A campanha deste ano abordou os aspectos direção e bebida, dentro da temática Carnaval “2007: Com A Morte Não Se Brinca”.

Para atingir a meta foram mobilizadas as Gerências de Educação para o Trânsito no interior, parceiros, prefeituras e outras entidades civis ligadas à área da saúde e segurança. Neste ano, além das peças tradicionais da campanha, até um spot (jingle com música mensagem de 30 segundos) foi produzido, para dar maior mobilização e ritmo à campanha, o que possibilitou maior parceria entre o Detran, parceiros, entidades e imprensa.

Em Cáceres (225 Km a Oeste de Cuiabá), por exemplo, a campanha foi lançada no dia 13, quinta-feira. A campanha ganhou adesão da prefeitura local e da Universidade Estadual de Mato Grosso, além dos clubes de serviços. Em Tangará da Serra (220 Km de Cuiabá), a campanha ganhou as rodovias estaduais e federais, além de escolas, clubes e praças onde correram os bailes populares . “Preferimos mandar a campanha para as rodovias visto que os acidentes de trânsito ocorrem nesse período e nas estradas também”, disse o gerente local Olmir Bicaco.

Em Sinop (505 Km distante de Cuiabá), a Gerência de Educação implementou o projeto “Multa Educativa”, que consiste em notificar o motorista em caso de infração ao volante. E efetivar a multa se o motorista não assistir um série de palestras desenvolvidas por agentes de trânsito e técnicos do Detran em Sinop.

Em Rondonópolis além das tradicionais blitz educativas, palestras e pit stop orientativos, os técnicos locais introduziram o sub-tema de campanha “Guia da Moagem”. O projeto consiste em educar o motorista com apoio de outros motoristas, que ao serem abordos aderem a campanha, e recebem camiseta e adesivo com os dizeres “não bebo hoje sou do dia da moagem”. “A campanha deve continuar já que deu certo”, destaca Noel Paulino responsável pela educação para o trânsito no município de Rondonópolis. Segundo ele a campanha foi para outras cidades do pólo.

Já em Barra do Garças (510 Km distante da capital), a gerência de educação para o trânsito formulou ação educativa com o Detran de Goiás, na finalidade de atender a região de fronteira. De Goiás veio um grupo de quatro professores, lotados na Gerência de Educação, que auxiliaram os técnicos de Mato Grosso nas ações para os municípios de Barra do Garças, Pontal do Araguia e Aragarças.

Adão Oliveira

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

onze + 3 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes