domingo, 24/11/2024
InícioCidadeEQUIPE DO HUJM VAI AO DISTRITO DE ÁGUA FRIA, EM CHAPADA DOS...

EQUIPE DO HUJM VAI AO DISTRITO DE ÁGUA FRIA, EM CHAPADA DOS GUIMARÃES, PARA ATENDER A POPULAÇÃO NA SEXTA-FEIRA (10/11)

Cerca de 40 especialistas em dermatologia, infectologia e medicina de família, médicos residentes nessas áreas, alunos da Faculdade de Medicina e uma equipe de enfermagem do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh) irão até o Distrito de Água Fria, no município turístico de Chapada dos Guimarães, para oferecer atendimento gratuito à população da comunidade rural, amahã 10 novembro, sexta-feira. Assim como nos atendimentos, a área de dermatologia será o foco de uma capacitação que também será oferecida aos profissionais dos postos de saúde da região. O mutirão do Hospital integra a ação Ebserh Solidária que será realizada com a participação dos 39 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, a estatal do Ministério da Educação que administra do HUJM da UFMT.

A coordenadora do mutirão do HUJM, a médica Débora Andréa Castiglioni Alves, explica que a comunidade foi escolhida para receber atendimento dermatológico em função do índice de casos de hanseníase. “Foi a forma encontrada pelo hospital para ajudar esta população”, pontua a gestora. Cerca de 150 famílias vivem no Distrito, que fica a 33 quilômetros (km) da área urbana de Chapada dos Guimarães, cidade localizada a 67 km da Capital mato-grossense. Entretanto, de acordo com dados da Prefeitura, aproximadamente 450 famílias moram na região, totalizando cerca de 1.700 pessoas. “Levaremos à comunidade palestras educativas e atendimento clínico na área de dermatologia, visando diagnóstico e orientações aos pacientes portadores de patologias infecciosas, alérgicas, metabólicas e outros”, frisa o superintendente do HUJM, Hildevaldo Monteiro Fortes.

“É uma benção. Acho maravilhoso esse mutirão de vocês”, diz satisfeita Cláudia Alves do Bomdespacho, moradora da comunidade há 22 anos. Cláudia é dona do Mercado do Nigo, que fica em frente à Escola Estadual de Campo São José, onde será realizado o mutirão. Segundo a comerciante, a expectativa é grande. A distância não será um problema. Chapada dos Guimarães já foi considerado o maior município do mundo, devido ao seu território anterior com cerca de 269 mil km². A cidade possui vários pontos turísticos como, o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães,  com cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas em meio a uma natureza típica de cerrado.

Programação

Após a solenidade de abertura, o mutirão começa às 09 horas da manhã com o treinamento dos profissionais dos Postos de Saúde da Família (PSFs), que segue até meio dia. No período vespertino, a equipe do HUJM formada por aproximadamente 40 pessoas atenderá a população junto com os profissionais dos PSFs para que assimilem o conhecimento adquirido na capacitação.

Saiba mais

A ação Ebserh Solidária nacional trata-se de um mutirão de atendimento de saúde fora do ambiente hospitalar, que visa levar ações de prevenção e promoção da saúde para locais onde as dificuldades de acesso à assistência à saúde são maiores por diversos motivos. A expectativa é de atender a populações em situação de vulnerabilidade social, a pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades com grande distância de centro urbanos, além de creches, asilos, escolas e comunidades diversas. Desta vez, o paciente não vai ao hospital, mas o hospital vai ao encontro do paciente.

Em outros hospitais serão oferecidos consultas e exames tais como teste para sífilis e HIV, toque retal, exame de mama, teste de glicemia, exame oftalmológico, ultrassonografia, eletrocardiograma, aferição da pressão arterial, dentre outros. Também serão oferecidas ações educativas com foco na prevenção de diversas doenças, orientação quanto à violência sexual, métodos contraceptivos, saúde mental, campanha antitabagismo, e mais. Além disso, a ação será também uma oportunidade de aprendizado para os alunos de graduação e pós-graduação que atuam na área da saúde.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes