Marco Antônio e Cleópatra, um dos casais mais românticos da história, não eram as beldades que os filmes de Hollywood nos fazem crer, de acordo com especialistas da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha. Um estudo de uma moeda de prata de 2 mil anos mostrou que a rainha egípcia, retratada no cinema pela atriz Elizabeth Taylor, tinha queixo e nariz pontudos e lábios finos.
Seu amante romano, vivido no épico Cleópatra por Richard Burton, tinha olhos esbugalhados, pescoço grosso e um nariz aquilino. A pequena moeda pertencia à coleção da Sociedade de Antiquários de Newcastle, estudada em antecipação à abertura de um novo museu no norte da Inglaterra, o Great North Museum.
Clare Pickersgill, diretora-assistente de museus arqueológicos da universidade, disse que “a imagem popular que temos de Cleópatra é de uma bonita rainha que era adorada por políticos e generais romanos”. “Mas pesquisas recentes aparentemente discordam deste retrato.”
“A imagem na moeda está longe de ser a de Elizabeth Taylor e Richard Burton”, afirmou a diretora de museus arqueológicos da universidade, Lindsay Allason-Jones. “Autores romanos nos dizem que Cleópatra era inteligente e carismática, e que tinha uma voz sedutora, mas, notavelmente, não mencionam sua beleza.” “A imagem de Cleópatra como uma bela sedutora é mais recente.”
Acredita-se que a moeda de prata foi cunhada por Marco Antônio. De um lado está o seu busto, do outro, o de Cleópatra com a inscrição “Cleopatra Reginae regum filiorumque regum” (“Para Cleópatra, Rainha de reis e de filhos de reis”).
A Universidade de Newcastle espera encontrar mais tesouros arqueológicos esquecidos até a abertura do Great North Museum em 2009. As moedas romanas estão expostas no Museu Shefton da Universidade de Newcastle a partir desta quarta-feira.