Os tempos áureos das marchinhas de carnaval serão resgatados pela Banda Carnavalesca Coração Cuiabano, que leva, nesta sexta-feira, sua musicalidade a praça da Mandioca, no centro da capital. A iniciativa integra as festividades do Carnaval Popular de Cuiabá, uma realização da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura da capital.
O show começa às 20 horas e terá em seu repertório 50 marchas e 50 sambas que fazem parte da memória daqueles que curtiram o carnaval em décadas passadas. Entre as famosas marchinhas, canções que se transformaram em verdadeiros hist populares, como “Mamãe eu quero”, “Abre-Alas”, “Turma do Funil”, “Balancê”.
Para o idealizador da banda, Márcio Arruda, não se trata de saudosismo, e sim de valorizar e resgatar uma importante fase da memória musical popular. “Queremos também conquistar os jovens”, destaca Márcio. A Coração Cuiabano fará show na praça 8 de Abril, nos dias 16, às 20 horas, e nos dias 17, 18 e 19, às 22 horas.
No palco, músicos experientes, como Bolinha, Major Cláudio, Kalú, Dito Tuister, Tenente Sabiá, entre outros.Já no sábado, a banda Coração Cuiabano anima o Baile da Cidade, no Clube Feminino, em um show que promete emocionar o público. Márcio avisa que a festa começa às 22 horas e segue até a madrugada. “O show vai até o povo agüentar”, brinca.
O tradicional Baile de Cidade promete reviver o glamour das festas de carnavais das famílias cuiabanas. A festa conta com a parceria da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade-MT. A elegante Anita Caporossi, presidente de Associação, e a diretoria de eventos anunciam que os ingressos são individuais e a noite será inesquecível. Segundo Anita, muitos foliões já estão se organizando em blocos, munidos de camisetas estilizadas ou fantasias.
“Há mais de 40 anos não se faz mais este tipo de carnaval, em clube, celebrando a marcha, samba, marcha rancho e frevo”, afirma Márcio Arruda.
Vale destacar que as festividades para a folia momesca são intensas e a programação reúne bailes populares, matinês, desfiles de blocos e escolas de samba, Grito Rock, Corso.