O distrito de Bonsucesso, localizado a sete quilômetros do centro de Várzea Grande, será palco de brilho e cor, a partir do dia 17, quando a Prefeitura Municipal abre oficialmente o carnaval/2007. Este é o terceiro ano consecutivo, que o local é escolhido para abrigar a festa popular. Neste ano, os cordões e blocos carnavalescos serão animados por sete bandas que tocarão a noite toda.
Entre os planejamentos já definidos pelos organizadores do carnaval para receber turistas foliões e população local, estão ações focadas, principalmente nos setores de segurança e transporte público. “Esses dois itens estão sendo analisados, minuciosamente, para que os carnavalescos possam curtir o carnaval na cidade”, informou Edílson Baracat, responsável pelo evento.
Para conforto e higiene dos foliões também serão instalados banheiros químicos, em diversos pontos da via reservada para a folia de momo. Prevendo possíveis pancadas de chuvas, a prefeitura também irá disponibilizar abrigos para os visitantes e autoridades presentes.
A Secretaria Municipal de Saúde realizará campanhas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, além da distribuição de preservativos durante todo o período carnavalesco. Ambulâncias em pontos estratégicos e pronto-atendimentos também serão disponibilizados pela prefeitura.
De acordo com o prefeito Murilo Domingos, todos os planejamentos quanto aos itens, segurança, transportes, saúde dentre outros já foram definidos. “Cada secretaria fará a sua parte, e temos a certeza de que o carnaval mais uma vez será sucesso em nossa cidade”, destacou.
Domingos disse que ao assumir a administração, fez questão de resgatar a folia de momo na cidade. “O carnaval é uma das festas mais populares do mundo e nossa população também tem o direito de festejar a data”.
SEGURANÇA – A Guarda Municipal (GM), Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros (CB), serão responsáveis pela segurança dos foliões, durante todo o período de carnaval. O patrulhamento será feito em toda a extensão reservado a folia.
HISTÓRIA – O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.