Definida a programação do Seminário “Nortão: Dificuldades, Desafios e Soluções” que acontece na próxima sexta-feira (09). O evento é uma promoção da Assembléia Legislativa e Prefeitura de Sinop, visando discutir problemas e apresentação de soluções acerca dos gargalos que paralisam o desenvolvimento da região norte do Estado. A pauta do seminário foi formatada a partir de uma reunião preparatória, ocorrida no ultimo dia 26 de janeiro, quando foram compilados assuntos para a fase final.
O Poder Executivo confirmou a instalação do governo Itinerante, durante a apresentação do seminário. O governador Blairo Maggi (sem partido) fará a palestra de encerramento do evento legislativo com o tema: ‘Perspectivas de desenvolvimento para o Nortão’. Maggi receberá as reivindicações apresentadas pelos representantes dos municípios; reivindicações estas que formatarão a ‘Carta do Nortão’.
A abertura oficial do seminário está marcada para as 14 horas Em seguida, o presidente do Sindicato da Indústria Madeireira, Jaudes Langer, iniciará a palestra ‘O futuro da indústria madeireira’.
Na seqüência, o deputado José Riva, primeiro-secretário da Assembléia, mediará o debate entre Luiz Henrique Daldegan – secretário de Meio Ambiente e Yugo Marcelo – representante do Ibama – na palestra o ‘Cenário ambiental em Mato Grosso’. Regularização fundiária: rural e urbana será o tema debatido por João Virgilio, da Procuradoria Geral do Estado e Afonso Dalberto, do Intermat. O vice-governador Silval Barbosa (PMDB) será o mediador.
A palestra que trata das ‘Barreiras impostas pelo Mercado Comum Europeu à comercialização da Carne’, terá como palestrante o presidente do INDEA, Décio Coutinho. O mediador será o pecuarista e ex-deputado estadual Zeca D’Ávila (PFL).
Antes de o governador Maggi iniciar sua palestra, serão feitos pronunciamentos pelo deputado Ademir Bruneto (PT), discorrendo sobre a MT 322 e sua relação ante a BR 242. Os federais Wellington Fagundes (PR/MT) e Homero Pereira (sem partido); os senadores Jaime Campos (PFL) e Jonas Pinheiro (mesmo partido) explanarão sobre a BR 163 e MP 2166, respectivamente.
Depois de detalhados os temas, os organizadores do evento farão gestão no sentido de o governo estadual encaminhar os pleitos, de competência da União, ao presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) e suas respectivas pastas de atuação. O encerramento do seminário está previsto para as 19 horas.