O Ministério Público Estadual (MPE) abriu inquérito para investigar uma suspeita de fraude no concurso público da Prefeitura de Porto dos Gaúchos (a 649 quilômetros ao Norte de Cuiabá), após a irmã do prefeito Moacir Pinheiro Piovesan (PMDB) acertar 100% das questões da prova.
O promotor de Justiça Marcelo Silva, no último dia 6 julho, autorizou a abertura do inquérito, depois de receber uma denúncia apontando que Ângela Aparecida Piovesan teria sido beneficiada no concurso por ser parente do prefeito.
No documento, o promotor pontua que cabe ao MPE investigar, por meio de inquérito civil e ação pública e, caso haja confirmação de irregularidades, anular ou declarar a nulidade de atos lesivos ao patrimônio público.
O promotor solicitou ainda que seja juntada a lista dos candidatos com inscrições homologadas para os cargos de assistente social e segurança, vigilante – apoio administrativo educacional.
“Requisito imediatamente, os cadernos de prova de todos os candidatos para o cargo de assistente social, com os respectivos cartões de resposta, bem como cópia da prova”.
Já no caso de um candidato que teria feito o concurso sem a apresentação de comprovante de inscrição, o promotor decidiu arquivar a investigação porque os documentos angariados não foram suficientes. Em relação às outras suspeitas, o promotor determinou que, após a coleta dos dados, ele deverá analisar os autos, para solicitar, caso necessário, novas investigações.
O membro do Ministério Público Estadual estipulou o prazo de um ano para a conclusão das investigações.
Com RepórterMT