O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, está prestes a finalizar um acordo para dividir o governo palestino com o Hamas. De acordo com um funcionário graduado do Fatah, partido do presidente Abbas, a decisão será oficializada durante um encontro entre lideranças das duas facções, nesta semana, em território neutro na Arábia Saudita.
É provável que Abbas tenha um encontro, nesta terça-feira, com um dos principais líderes do Hamas, Khaled Mashaal, na cidade sagrada do islamismo, Meca. O encontro faz parte das medidas de negociação de paz entre os dois grupos, principalmente na Faixa de Gaza.
Recentemente, tanto o Fatah quanto o Hamas criaram diversos obstáculos para a criação de um governo de unidade. É provável que, durante a negociação, o Hamas se aproxime mais dos planos políticos do Fatah, principalmente no tocante a respeitar os acordos de paz assinados pelo atual governo.
De acordo com autoridades que preferem não se identificar, à medida em que um acordo de paz seja selado os conflitos na Faixa de Gaza devem diminuir.
As negociações acontecem justamente quando foi registrado um dos períodos mais sangrentos desde a disputa entre o Hamas e o Fatah em Gaza. Ao todo, 29 pessoas foram mortas nos últimos quatro dias.