Todos os partidos já têm definidos os líderes de bancada que vão atuar na 16ª Legislatura da Assembléia Legislativa. A lista foi apresentada e lida em plenário, durante a reabertura dos trabalhos na Casa, pelo presidente Sérgio Ricardo (PPS).
Após a cerimônia solene de reabertura dos trabalhos, aconteceu a posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2007/2009 e em seguida, a indicação dos líderes das bancadas. As siglas devem ser reunir nos próximos dias para traçar a linha de atuação no Legislativo em relação ao encaminhamento de matérias parlamentares e mensagens do governo.
O PFL foi o primeiro a apresentar definição do nome do parlamentar que será o condutor da bancada. Um dos maiores grupos na AL terá como representante o deputado Wallace Guimarães.
O primeiro secretário José Riva foi quem anunciou a permanência do estadual Campos Neto na liderança do PP. Riva ressaltou que os deputados obedecerão um sistema de rodízio na liderança do partido. Para 2008, Airton Rondina, o Português, é quem deve assumir o posto.
O PSDB teve como líder apresentado o deputado Guilherme Maluf. Sua indicação foi avaliada como positiva pela ex-presidente da Câmara de Vereadores de Cuiabá e atual deputada estadual, Chica Nunes (PSDB).
No PPS, ficou definida a liderança com o deputado estadual Percival Muniz. Muniz, que também é presidente regional do Partido Popular Socialista (PPS), lidera uma das maiores bancadas na Assembléia.
No PMDB, foi consenso a indicação do deputado eleito Daltinho de Freitas para a liderança da sigla. Já o Partido dos Trabalhadores, com dois deputados eleitos, será representado por Ságuas Moraes. O deputado Otaviano Pivetta assume a liderança do PDT e Chico Galindo, a do PTB.