A Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) destacou pontos positivos na publicação da Instrução Normativa a Instrução Normativa nº 02, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), criando o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS).
“O mais importante disso tudo é o reconhecimento de que a ferrugem da soja é um problema grave e precisa ter uma tratamento especial”, disse o diretor administrativo da Aprosoja, Ricardo Tomczyk. A criação do PNCFS é uma reivindicação dos sojicultores desde a safra 2005/06.
Para Tomczyk, que também preside o Sindicato Rural de Rondonópolis, o único receio é que não haja a implementação de todos os pontos relacionados no documento.
“Se for tudo colocado em prática, será uma maravilha”, elogiou. Ele acredita que a criação de Comitês Estaduais dos quais as organizações dos produtores deverão participar proporcionará uma aproximação entre o produtor e o programa.
“Com essa medida, a realidade do produtor virá à tona. Essa descentralização e aproximação é muito importante para que se tenha conhecimento da real necessidade do sojicultor”, explicou.
O PNCFS também prevê que a Secretaria de Política Agrícola do Mapa (SPA), por meio da Instrução Normativa, irá regulamentar os programas de financiamento para prevenção e controle da ferrugem da soja.
A prioridade que o Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Mapa deverá dar para regulamentação de insumos agrícolas que apresentem inovações tecnológicas no controle da doença também foi avaliada positivamente pela Aprosoja.
Segundo estimativas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), desde a safra 2001/2002, quando foi detectada a presença do fungo nas lavouras, os prejuízos com a ferrugem asiática chegam a US$ 7,7 bilhões.
O valor equivale a perdas de grãos, custo com o controle da doença (fungicida mais custo médio correspondente a 3,5 sacos/hectare por aplicação) e perda de arrecadação em relação à queda da produção.
FERRUGEM – A ferrugem asiática é uma doença provocada por um fungo que ataca as folhas da soja e reduz o processo de fotossíntese da planta, causando perda de produtividade durante o período de “enchimento” do grão. A proliferação é muito rápida e, se não houver controle imediato, a doença pode se espalhar por toda a lavoura.
A época propícia para o ataque da ferrugem é quando há ocorrência de chuvas e sol quente e a única forma de combater e controlar a ferrugem é através da aplicação de fungicidas.
DC