A prisão do pensionista José Antônio de Arruda Santos, de 24 anos, levou a Polícia a desarticular um esquema de roubo e desmanche de carros que funcionava na casa dele, no bairro Centro América, em Cuiabá. A prisão ocorreu anteontem, por volta das 18 horas, depois que os policiais localizaram na garagem da casa um Gol prata, roubado cerca de meia-hora antes no bairro Santa Helena.
Segundo os policiais, eles checavam uma denúncia de que na casa funcionava uma oficina de desmanche, quando de repente avistaram o carro pela fresta do muro alto, cujo portão estava fechado. Uma mulher foi atendê-los e, para supresa dos policiais, ela confirmou que o carro era roubado.
No interior da residência, os policiais depararam com José Antônio que se locomove com a ajuda de uma cadeira de rodas. Ao revistar a casa, apreenderam acessórios de veículos e um revólver calibre 22. Quanto a José Antônio, foi autuado por porte ilegal de arma.
O pensionista relatou aos policiais que os responsáveis pelos roubos são dois jovens, conhecidos como Éverton e Alan, moradores do bairro Centro América, e que escondem carros roubados na sua casa. Em seguida, eles retiram os acessórios como aparelho de som, bancos e estepe. Deixam os equipamentos e levam o carro depenado e só numa segunda etapa eles retornam para levar os acessórios.
Para os PMs, os veículos seriam abandonados depenados enquanto que os acessórios são vendidos, geralmente em lojas de acessórios da Grande Cuiabá. Como não há sinais de identificação, os bandidos conseguem revendê-los com facilidade.
Os policiais descobriram que esse é o segundo carro deixado pelo bando na casa. Há cerca de 20 dias um Gol cinza foi deixado lá e também acabou depenado. José Antônio argumentou que, por ser portador de necessidades especiais, não tinha como impedir os bandidos de transformar sua casa numa oficina de desmanche.
O Gol prata foi roubado numa oficina mecânica do bairro Santa Helena. De acordo com o proprietário, ele foi rendido por dois rapazes, sendo um deles armado com um revólver. Os bandidos disseram que iriam usar o veículo num assalto e o abandonariam no jardim Novo Colorado. Pelas características fornecidas pela vítima, os ladrões seriam mesmo Éverton e Alan.
As investigações foram transferidas para a Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DERRFVA), e ficarão a cargo do delegado Adriano Peralta, que vai tentar localizar Éverton e Alan.
DC