Um anúncio encomendado por uma empresa de telecomunicações do Kuwait, chamada Zain, está viralizando no Oriente Médio. Em pouco mais de três dias, o vídeo publicado no YouTube já passou da marca de 3 milhões de visualizações.
A campanha, que visa combater o terrorismo, começa com um homem montando um cinturão de explosivos suicida em uma sala. O vídeo corta para um casal de apaixonados que prepara seu casamento, um homem idoso brincando com um bebê e crianças jogando futebol.
Tudo isso ocorre sob a narração de um criança que diz: ?Eu vou contar tudo a Deus. Que você encheu os cemitérios com nossos filhos e esvaziou as mesas das escolas? ?
Quando o terrorista sai às ruas pronto para espalhar o caos, em vários pontos do vídeo, as vítimas tentam dissuadi-lo: ?Confronte seu inimigo com paz, não guerra?, diz a música. Isso mesmo, a tônica é espalhar o amor, não a violência.
Quando, por exemplo, ele diz em um ônibus que ?não existe um deus maior que Allah?, um passageiro que carrega o filho no colo responde: ?Você é que vem em nome da morte, Ele é o criador da vida?.
Ao final, a campanha exorta os espectadores a responder ao terror com clemência e amor.
A transmissão da campanha coincidiu com o início do Ramadã, período durante o qual os muçulmanos praticam o seu jejum ritual e que representa renovação da fé e vivência profunda da fraternidade.
EXAME.COM-Vanessa Barbosa