O Centro de Especialidades Médicas, o Postão, localizado no centro de Várzea Grande, está com novidades em 2007. A principal delas é o atendimento informatizado aos pacientes, implantado pelo diretor da unidade, Marcelo Costa, a custo zero ao município e inédito no Estado.
O agendamento informatizado, criado por meio de um programa de computador, está em vigor desde o início de janeiro e em cerca de 20 dias de operação já cadastrou 5 mil usuários e reduziu o volume de perdas de consultas em 2% neste período.
Como explica Marcelo, o agendamento manual não permitia a obtenção de detalhes do paciente como endereço e telefone para contato. “Como algumas especialidades médicas têm consultas agendadas com até dois meses de antecedência, o paciente se esquecia da data, não comparecia. Neste intervalo, aconteciam alguns imprevistos com médicos e o resultado disso era um alto índice de perdas de consultas, pois não tínhamos como avisar o paciente. A informatização possibilita o cadastro do paciente, garante agilidade e elimina o estresse do usuário com o atendimento”.
Outro problema eliminado foi com relação aos prontuários. Muitos retornos ficavam sem a ficha de acompanhamento médico pela falta de numeração e extravios.
“Nosso arquivo manual considera a data de nascimento do paciente. Informação prestada muitas vezes de forma errada pelo próprio usuário ou mal entendida pelo atendente. Quando o paciente retornava a data informava não batia, o prontuário não era encontrado e a cada vinda, uma nova ficha se abria e com isso a possibilidade de perdas só aumentava. Com o agendamento informatizado, cada paciente tem um número – a matrícula familiar – e esse passo inédito tem 100% de aceitação do corpo médico, pois o acompanhamento está assegurado”, exclama.
O diretor antecipa que a intenção é levar o sistema as outras unidades de saúde do município. “Fechamos 2006 com um índice de perda de consultas de 40%. Temos que eliminar este resultado que gera perdas aos usuários e ao sistema de saúde”.
MAIS NOVIDADES – Marcelo explica que a partir do próximo mês o atendimento no Postão será todo agendado pelas unidades de saúde que estão encaminhando o paciente para atendimento especializado. “Cada unidade de saúde terá um dia na semana para agendar todos os encaminhamentos ao Postão. No momento, o paciente é encaminhado, vem marcar a consulta e retorna no dia certo. Com esta mudança, o paciente virá somente no dia da consulta, porque a data e horário já foram previamente mercados pela unidade de saúde”.
O diretor do Postão lembra que há dois anos já havia inovado o sistema de atendimento por meio do agendamento. “Em dois anos a frente desta unidade já realizei 80% das metas que eu havia estabelecido. Espero em breve implantar o sistema de senha, igual ao adotado em bancos, para eliminar a fila, ou seja, reduzir fluxo de pessoas, mas ampliar a qualidade de atendimento”.
Para 2007, Marcelo vai trabalhar junto a Secretaria de Saúde para ampliar as instalações. “Aproveitando o espaço que temos, quero criar um bloco somente para consultórios, atualmente com planta e orçamento em andamento”.
O POSTÃO – A unidade oferece 29 especialidades médicas com atendimento de segunda à sexta-feira em período integral. As consultas e exames podem ser agendados das 7 às 10h (manhã) e das 13 às 15h (à tarde).
São oferecidas as seguintes especialidades: oftalmologista, otorrinolaringologista, proctologista, gastroenterologista, endocrinologista adulto e pediatra, ortopedista, urologista, endoscopista, cirurgião vascular, clínico geral, cirurgia geral, pequena cirurgia, cirurgia pediátrica, neurologista, neuropediatria, reumatologista (crianças), reumatologia (adulto), pediatria, nutricionista, dermatologista, psicólogo, odontologia, ginecologista, gestação de alto risco, mastologista, geriatria, pneumologista e planejamento familiar.