Os órgãos oficiais de Mato Grosso poderão ter, a partir deste ano, a instituição da “Semana da Mulher” como data oficial. A proposta, de autoria do deputado Sérgio Ricardo (PPS), foi apresentada no final de 2006 e voltará à pauta no início da próxima legislatura.
De acordo com o texto, a semana deverá ocorrer no mês de março de cada ano, no período que compreenda o dia 8, data em que se comemora o “Dia Internacional da Mulher”.
“As comemorações deverão compreender, dentre outras, atividades artísticas e culturais que desenvolvam a compreensão sobre o papel da mulher na sociedade, rompendo preconceitos e idéias estereotipadas, além de divulgar as conquistas da mulher nos campos político, econômico, social e científico, destacando a sua participação na construção do nosso País”, destaca o parlamentar.
O objetivo é realizar debates com profissionais atuantes nas áreas que tenham como tema a promoção, emancipação e defesa dos interesses da mulher, bem como a discussão das questões de gênero; mostras de vídeos, filmes e documentários; atividades externas monitoradas a exemplo de visitas a museus; exposições; casas legislativas, concursos e monografias com prêmios e incentivos.
Durante a semana, também deverão ser desenvolvidas, pelos estabelecimentos de saúde, atividades voltadas à saúde da mulher, em especial os programas de informação e prevenção de doenças. A Secretaria de Estado de Saúde também deverá fazer a ampla divulgação dos programas mantidos pelo Governo Federal.
“A instituição da Semana da Mulher tem como objetivo divulgar as lutas e conquistas da mulher nos campos político, social, econômico e científico, bem como atividades que desenvolvam a compreensão do papel da mulher na sociedade, rompendo preconceitos e idéias estereotipadas”, acrescenta o parlamentar.
Andréia Fontes
AL