O secretário de fazenda de Várzea Grande Bolanger José de Almeida disse nesta quarta-feira(24/01) que o recadastramento de imóveis da cidade com o uso do geoprocessamento poderá dar um aumento significativo na arrecadação do IPTU para 2.008. Os trabalhos de geoprocessamento terminam em setembro e para o próximo ano, os cadastros de imóveis estarão atualizados. A última planta do município foi confeccionada há 24 anos, em 1.983.
“Será uma arrecadação significativa. Não no aumento de imóveis que estimamos no crescimento de 20%, mas no aumento predial mesmo. Além disso, temos um imposto injusto porque muita área nobre não está atualizada e seus proprietários pagam um IPTU irrisório, como se fosse área de menor valor”, ressalta.
Pelo cadastro imobiliário da cidade – banco de dados pelo qual a prefeitura se baseia para a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) – existem 110 mil imóveis, dos quais 70 mil são edificados e os 40 mil restantes são terrenos.
Bolanger lembra que a alíquota do IPTU é mais cara para os terrenos que podem ser taxados até em 15% do valor, de acordo com o estatuto das cidades. As edificações pagam taxa menor.
Hoje à tarde, a empresa Aeroimagem Aerofotogrametria S.A., apresentou aos secretários municipais a forma que fará os serviços e as informações disponíveis. A apresentação ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semma).
Daqui a 30 dias, as primeiras informações sobre Várzea Grande já estarão formatadas. A partir de agora, a cidade terá uma base cartográfica atualizada que vai gerar um cadastro técnico imobiliário fiel à realidade e que por sua vez trará uma nova planta genérica de valores ao município.
Bolanger explica que o cadastro imobiliário será atualizado por meio de fotografias que vão mostrar o imóvel por baixo e por cima.
“Pelo geoprocessamento estaremos formatando uma planta genérica a prova de qualquer contestação Em setembro, teremos um processo de atendimento ao cidadão automatizado, ágil e um melhor planejamento das ações da administração, principalmente no tocante à execução de obras”.