quinta-feira, 19/09/2024
InícioBrasilMinistério do Trabalho lança cartilha sobre modernização da legislação trabalhista

Ministério do Trabalho lança cartilha sobre modernização da legislação trabalhista

O projeto de lei da moderniza&ccedil&atildeo da legisla&ccedil&atildeo trabalhista foi editado em forma de cartilha, que explica cada ponto do texto. A proposta do Minist&eacuterio do Trabalho est&aacute em tramita&ccedil&atildeo na C&acircmara dos Deputados e est&aacute dispon&iacutevel nas vers&otildees digital e impressa.

A cartilha esclarece aos trabalhadores e &agrave sociedade as mudan&ccedilas propostas, de forma simples e did&aacutetica. Com 26 p&aacuteginas, a publica&ccedil&atildeo explica como funciona o regime de tempo parcial de trabalho, horas in itinere, inter e intrajornada e trabalho tempor&aacuterio.

Al&eacutem disso, o material revela as novas medidas de combate &agrave informalidade, com aumento do valor das multas e amplia&ccedil&atildeo do quadro de fiscais.

O acesso total &agrave informa&ccedil&atildeo &eacute direito do cidad&atildeo e, com a cartilha, pretendemos desmistificar temas que envolvem a moderniza&ccedil&atildeo trabalhista, revela o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Segundo o Ministro, o projeto de lei foi concebido com a premissa de que n&atildeo poderia haver redu&ccedil&atildeo de nenhum direito trabalhista. Pelo contr&aacuterio: a proposta reafirma e aprimora direitos assegurados na Constitui&ccedil&atildeo e na Consolida&ccedil&atildeo das Leis do Trabalho.

A publica&ccedil&atildeo tamb&eacutem detalha um dos eixos centrais do projeto. Trata-se do artigo que d&aacute for&ccedila de lei &agraves conven&ccedil&otildees e acordos coletivos em 13 pontos espec&iacuteficos.

Entre eles, o fracionamento de f&eacuterias, que poder&atildeo ser tiradas em at&eacute tr&ecircs per&iacuteodos, desde que um deles tenha no m&iacutenimo duas semanas jornada padr&atildeo de 8 horas di&aacuterias e 44 semanais e acr&eacutescimo de pelo menos 50% sobre o valor das horas do banco de horas.

Na elabora&ccedil&atildeo do projeto, o ministro Ronaldo Nogueira consultou todas as centrais sindicais e entidades patronais em busca de consenso &agraves propostas.

Ao longo de quase sete meses, Nogueira e t&eacutecnicos do minist&eacuterio discutiram e receberam propostas de cada parte envolvida na quest&atildeo.

Fonte: Portal Brasil, com informa&ccedil&otildees do Minist&eacuterio do Trabalho

Todo o conte&uacutedo deste site est&aacute publicado sob a licen&ccedila Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

três × 1 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes