A partir do dia 1º de fevereiro, os usuários do transporte coletivo de Várzea Grande farão integração entre ônibus municipais e intermunicipais usando o cartão-transporte. A conexão será feita em qualquer ponto de ônibus – ao contrário do que acontece atualmente, já que dentro da cidade só é possível fazer integração no terminal André Maggi. A integração entre ônibus intermunicipais e a frota que faz o transporte na capital continua funcionando normalmente.
Para garantir esse direito aos passageiros de ônibus, o superintendente de Trânsito e Transportes Urbanos, Tarciso Bassan, assinou a portaria 002/2007 – que regulamenta a integração. Segundo Bassan, a norma deveria entrar em vigor no último dia 15, mas a empresa União Transportes (que detém as duas concessões, tanto municipal como intermunicipal) pediu um prazo para poder se adequar ao sistema.
“A partir do dia 10, o usuário do transporte coletivo não precisa mais descer no terminal André Maggi para trocar de ônibus. Basta parar num ponto de ônibus e, com a mesma unidade, chegar ao seu destino. Mas isso só será possível usando cartão transporte”, ressalta o superintendente.
Bassan lembra às pessoas que não querem adquirir o cartão-transporte porque não utilizam ônibus todo dia, que esta ainda é a melhor opção. “É a mesma situação de quem usa cartão telefônico. Você não precisa usa-lo todo dia também”, exemplifica.
O superintendente pretende diminuir o tráfego no terminal, pois as pessoas poderão esperar os coletivos no próprio ponto de ônibus. “Na verdade, trata-se de uma racionalização operacional com a integração das linhas, pois resultará em programas de equilíbrios dos níveis de ofertas do serviço e, com certeza, provocarão redução de custos operacionais”.