As Secretarias de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande e parceiros realizam de hoje até quarta-feira (07), no Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG), o 1º Encontro da Rede de Cuidados da PVHA, IST&rsquos e Hepatites Virais de Mato Grosso com o tema Desafios da Equipe Multiprofissional de Saúde para o alcance das Metas Universais 90/90/90.
O encontro reúne equipes multiprofissionais dos 13 Serviços de Atendimento Especializado em IST/HIV/AIDS (SAE) do Estado, além de acadêmicos da saúde e sociedade civil organizada privada, um público esperado de 600 participantes, visando a atualização técnico-científica das políticas ministeriais em torno da temática.
A expectativa dos organizadores é de que profissionais de Enfermagem, Medicina, Psiquiatria, Psicologia, Nutrição, Educação Física, Serviço Social, Farmácia e gestores dos municípios de Sinop, Rondonopolis, Juina/Juara, Tangará da Serra, Cáceres, Barra do Garças, Alta Floresta, Diamantino e Várzea Grande.
O secretário adjunto de Atenção, Daoud Abdallah, disse que com iniciativas como essa, o poder público busca a integração e a socialização dos serviços, com a uniformização das ações para que as metas universais –  90/90/90 -, que propõem a cura da AIDS para 2030 sejam alcançadas.
As  metas universalmente conhecidas como 90/90/90 significam  90% de todas as pessoas vivendo com HIV saberão que têm o vírus, 90% de todas as pessoas com infecção pelo HIV diagnosticada receberão terapia antirretroviral ininterruptamente e 90% de todas as pessoas recebendo terapia antirretroviral terão supressão viral.
Para que essas metas sejam alcançadas gestores e profissionais do SUS  buscam aliados como a Rede de Atenção Básica, nas academias de saúde e nas ações junto a sociedade civil e discutem propostas baseadas em três linhas de cuidados, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento.
Nesse contexto, explica a coordenadora do Programa das Infecções Sexualmente Transmissíveis (Ist&rsquos/AIDS e Hepatites Virais), Mariella Padilha, o  encontro vai fortalecer as parcerias e  integração da Rede de Cuidados do SUS, com a comunidade e academias de saúde &ndash viabilizando  e implantação efetiva do Protocolo Municipal de Sífilis na Rede SUS do município de Cuiabá, além de criar uma consciência coletiva e um compromisso para o alcance das metas 90/90/90 até 2030.
O Encontro dos SAE&rsquos conta com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG).