quinta-feira, 07/11/2024
InícioPolíticaEnquanto país chorava, Congresso desfigurava pacote anticorrupção

Enquanto país chorava, Congresso desfigurava pacote anticorrupção

O chamado pacote anticorrup&ccedil&atildeo nasceu h&aacute um ano e meio. Os procuradores do Minist&eacuterio P&uacuteblico listaram dez medidas que entendiam essenciais para apertar o cerco contra a corrup&ccedil&atildeo e pediram apoio &agrave popula&ccedil&atildeo. Recolheram 2,4 milh&otildees de assinaturas. O projeto chegou ao Congresso h&aacute oito meses. Passou por uma comiss&atildeo da C&acircmara dos Deputados, onde foi depurado, com a exclus&atildeo de algumas medidas e,&nbspna madrugada de quarta-feira, precisou de poucas horas horas para ser desfigurado pelo voto dos parlamentares. Em vez de pacote anticorrup&ccedil&atildeo, integrantes da base do governo e da oposi&ccedil&atildeo transformaram-no em uma ma&ccedilaroca disforme que protege suspeitos de corrup&ccedil&atildeo e amarra as m&atildeos de quem quer peg&aacute-los.

Pior do que o pacote aprovado, foi o momento escolhido para aprov&aacute-lo. Os&nbspdeputados promoveram suas vota&ccedil&otildees antipacote enquanto o pa&iacutes estava abalado com a trag&eacutedia que matou um time de futebol inteiro, a simp&aacutetica, pequena e fulgurante Chapeconse, que voava para sua primeira gl&oacuteria internacional. Soou a milhares, talvez milh&otildees de brasileiros, como uma provoca&ccedil&atildeo: esconderam-se atr&aacutes do biombo de uma trag&eacutedia para assaltar, mais uma vez, essa longa, dolorosa e antiga aspira&ccedil&atildeo brasileira por uma vida p&uacuteblica correta e limpa. Reportagem de capa de VEJA desta semana detalha como se deu essa a&ccedil&atildeo.

&nbsp

Compre a edi&ccedil&atildeo desta semana de VEJA&nbsp

VEJA.Com

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes