quinta-feira, 14/11/2024
InícioAgronegócioComeça Hoje a segunda etapa da Vacinação Contra a Febre Aftosa

Começa Hoje a segunda etapa da Vacinação Contra a Febre Aftosa

Com a expectativa de imunizar cerca de 150 milh&otildees de animais, tem in&iacutecio hoje (1&ordm) a segunda etapa da vacina&ccedil&atildeo contra a febre aftosa.

Em 14 estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Cear&aacute, Esp&iacuterito Santo, Maranh&atildeo, Mato Grosso, Par&aacute, Para&iacuteba, Paran&aacute, Pernambuco, Piau&iacute, Rio Grande do Norte e S&atildeo Paulo), a vacina&ccedil&atildeo deve ocorrer em todo o rebanho bovino e de b&uacutefalos. Em mais oito estados (Bahia, Goi&aacutes, Mato Grosso do Sul &ndash exceto no Pantanal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins) e no Distrito Federal, a vacina ser&aacute somente para animais com at&eacute 2 anos de idade.

Na regi&atildeo da Calha do Rio Amazonas e na Zona de prote&ccedil&atildeo do Par&aacute, a vacina&ccedil&atildeo j&aacute foi conclu&iacuteda. Segundo o Minist&eacuterio da Agricultura, 550 mil animais foram imunizados. No pa&iacutes, o rebanho &eacute de cerca de 215 milh&otildees de cabe&ccedilas, sendo 213,8 milh&otildees de bovinos e 1,1 milh&atildeo de b&uacutefalos.

O produtor que n&atildeo imunizar o rebanho est&aacute sujeito a multa. O valor varia de acordo com a unidade da federa&ccedil&atildeo. Em Minas Gerais, a multa por animal n&atildeo vacinado &eacute de R$ 75,25. O criador que aplicou a vacina e n&atildeo fez a declara&ccedil&atildeo ao &oacuterg&atildeo estadual de defesa agropecu&aacuteria tamb&eacutem pode ser multado.

Para declarar a vacina&ccedil&atildeo, o pecuarista precisa apresentar a nota fiscal e a rela&ccedil&atildeo dos animais imunizados. A vacina&ccedil&atildeo faz parte do Plano Nacional de Preven&ccedil&atildeo e Erradica&ccedil&atildeo de Febre Aftosa, coordenado pelo Minist&eacuterio da Agricultura, que tem como estrat&eacutegia principal a implanta&ccedil&atildeo progressiva e a manuten&ccedil&atildeo de zonas livres da doen&ccedila, de acordo com as diretrizes da Organiza&ccedil&atildeo Mundial de Sa&uacutede Animal (OIE).

&nbsp

&nbsp

&nbsp

&nbsp

&nbsp

&nbsp

&nbsp

&nbsp

&nbsp

Isto&eacute

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes