Seguem abertas até esta quinta-feira (27.10) as inscrições para a XVIII corrida da Polícia Militar (PM-MT). A terceira maior corrida de rua de Mato Grosso leva o nome do Tenente Neteslau Brachtel Dewulsky, porém nesta edição homenageia o coronel PM Celso Henrique Souza Barboza, que era apaixonado por ciclismo e outras atividades desportistas (in memorian).
A prova será realizada no dia 6 de novembro, em Cuiabá, e terá percurso de 10 quilômetros, com saída do Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar, na Avenida Rubens de Mendonça (do CPA). Os corredores seguirão pela mesma avenida no sentido bairro-centro, passando pelo Fórum, Assembleia Legislativa (ALMT), até chegar novamente na Avenida CPA e seguir até o pátio do QCG/PM-MT.
As inscrições podem ser feitas aqui. As vagas serão limitadas a 1.200 e a participação está condicionada ao pagamento de uma taxa de R$ 40. A primeira largada está prevista para as 6h50, para pessoas com deficiência (PCD) e atletas femininas. A segunda largada, às 7h, será para atletas masculinos.
Os atletas deverão retirar o Kit (camiseta e número de peito) nos dias 04 e 05 de novembro (sexta e sábado), das 8h às 18h, também no Quartel do Comando Geral.
A corrida da Polícia Militar tem como objetivo interagir com a classe de atletas profissionais, amadores e segmentos da sociedade civil, incentivando a prática de atividade física como melhoria da qualidade de vida.
Histórico
A corrida, que já está na 18ª edição, faz parte do calendário da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT). A prova traz o nome do Tenente Neteslau Brachtel Dewulsky. Nascido em Curitiba (PR), em 1980, ele começou sua história na ainda pequena Cuiabá após seu Batalhão se deslocar para a Capital.
Neteslau realizou o curso de Formação de Sargentos no Rio de Janeiro e retornou, após seis meses, como sargento do Exército Nacional. Com a reestruturação da Força Pública, em 19 de julho de 1926, Neteslau foi nomeado 2º tenente, conforme Boletim 156 do Comando Geral.