A grande demanda de atendimento a idosos no Núcleo Cível da Defensoria Pública em Cuiabá, motivou a coordenadora do Núcleo, Defensora Pública Elianeth Glaucia Nazário Silva, a dar início a um atendimento diferenciado às pessoas da terceira idade, realizado duas vezes por semana por duas estagiárias de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso.
 
A ideia surgiu devido ao grande número de idosos que procuram atendimento, principalmente nas Varas de Fazenda, bem como a percepção das dificuldades que enfrentam, como de compreensão e de se expressar. O objetivo é que as estagiárias verifiquem a situação social desses idosos e o que podem oferecer além do processual, além do atendimento jurídico. Expor para eles o que a Rede oferece e assim proporcionar uma assistência integral, explicou a Defensora.
 
Alana Lima e Suzana Barros realizam os atendimentos as terças e quintas-feiras há um mês e contam que já se depararam com casos graves de violência, assim como de endividamento. Logo que eles chegam, geralmente estão acuados, mas quando fechamos a porta eles se sentem mais a vontade e começam a falar, muitos até choram contando os maus-tratos que sofrem ou sofreram. Uma senhora nos disse uma vez que nunca tinha recebido esse tipo de atendimento, lembrou Alana.
 
Suzana ressaltou ainda a orientação sobre benefícios, como da Tarifa Social de energia. Muitos desconhecem a existência desses benefícios. Então, quando vemos que eles não têm o Cadastro Único do Governo Federal, por exemplo, que dá abertura ao recebimento desses benefícios, já fazemos todos os encaminhamentos necessários.
 
Para elas, o trabalho que estão realizando é de extrema importância, pois é a orientação em Direitos, a conscientização por parte dos idosos de que não estão recebendo um favor, mas que têm direitos e devem exigi-los.
 
Palestra
 
Além desse trabalho, na próxima quinta-feira (27), às 15h, o Núcleo irá contar com a presença de uma Assistente Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que irá ministrar uma palestra sobre o Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) disponível para idosos e pessoas com deficiência.