Com a presença de deputados e representantes de associações e comércios de Cuiabá, o secretário de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), Marcelo Duarte, apresentou o plano de trabalho das obras de duplicação das rodovias Emanuel Pinheiro (MT-251) e Helder Cândia (MT-010). Além disso, Duarte falou sobre a construção da nova trincheira, de 375 metros, que irá ligar as duas rodovias logo na saída da Capital.
Durante a reunião, realizada na tarde desta quinta-feira (04.08) no auditório Milton Figueiredo na Assembleia Legislativa (ALMT), o secretário tirou dúvidas de empresários e moradores da região. “É uma região que já vive uma situação de tráfego intenso em muitas horas do dia. E não somos omissos, pelo contrário. Estamos sendo atenciosos com estes projetos desde o começo da nossa gestão”, disse o secretário.
O deputado estadual Wilson Santos, que convocou a audiência, afirmou que o encontro foi bastante produtivo para recolher sugestões da população e melhorar as obras de infraestrutura da região.
“Abrir o debate e permitir que a sociedade tenha conhecimento dos negócios públicos, onde está sendo investido o seu recurso e em tempo de apresentar sugestões, críticas, para aperfeiçoar o projeto. Este é um projeto aberto para que todos possam perfeitamente apresentar sugestões”, acrescentou.
Estrada de Chapada
Serão duplicados 3,6 quilômetros da MT-251, a Estrada de Chapada. A obra vai do entroncamento com a MT-010 (Atacadão) ao trevo de acesso ao bairro Jardim Vitória (Fundação Bradesco).
Serão duas pistas em três faixas de rolamento com 3,5 metros de largura e uma ciclovia, antiga reivindicação dos moradores, de três metros entre a pista duplicada e a calçada de cinco metros. Até o momento foram investidos R$ 8,4 milhões dos R$ 23 milhões estimados e mais de 40% da obra já está concluída, com previsão de entrega para o final de 2017.
Os trabalhos em andamento têm previsão de ciclovia, o que atende uma antiga reivindicação dos moradores da região. Mais de 40% da obra já está concluída.
Estrada da Guia
Duarte explicou que a Sinfra fará neste mês de agosto a licitação para contratação da empresa que irá realizar a duplicação da MT-010. “No total, 22 empresas concorrentes estão na disputa pelas obras da duplicação. Até este mês esperamos que já tenhamos a empresa vencedora para que, em seguida, as obras se iniciem imediatamente”.
Serão 4,9 quilômetros de duplicação da MT-010, entre o entroncamento com a MT-251 até o Colégio Plural. A secretaria estima investir R$ 34 milhões em 24 meses de trabalho.
Trincheira
A construção da nova trincheira, que estará localizada no entroncamento das duas pistas estaduais (MT-251/010), terá 365 metros de comprimento com 7.311 m² no total. Serão investidos um pouco mais de R$ 20 milhões na obra, que deve começar nos próximos meses.
Desapropriação
Por conta das duplicações das rodovias, estão previstas desapropriações nas regiões. Conforme a apresentação feita pelo secretário de Obras da Sinfra, Marcos Catalano, na MT-251 serão desapropriados 40 imóveis com um custo estimado de R$ 1,7 milhões em indenizações.
Já na MT-010, serão desapropriadas 30 imóveis, com o valor indenizatório de R$ 1,5 milhão. Sobre esta rodovia, o secretário enfatizou a importância das desapropriações.
“A nossa preocupação é que isso seja feito de forma séria, pois é uma rodovia com muita interferência com postes, árvores, construções na faixa de domínio. Para que a construtora tenha produtividade, precisamos atuar rápido e precisamos sensibilizar a todos para este processo”, pontuou.
Rodoanel
O Contorno Norte de Cuiabá, o Rodoanel, faz parte de um convênio entre o Governo de Mato Grosso e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A obra deve entrar em nova licitação ainda neste semestre.
Esta talvez é uma das maiores obras da história de Mato Grosso, com quase R$ 500 milhões de reais. Vamos lançar o edital possivelmente no próximo mês para a licitação desta obra”, disse o secretário da Sinfra.
A construção do Rodoanel irá contemplar a logística de transportes pesados em Cuiabá, direcionando o tráfego para os 52,7 quilômetros iniciados no entroncamento da sobreposição das rodovias BR-070/163/364, na saída para Rondonópolis, e terminado no segmento da via federal BR-163, acesso ao Norte do Estado.
População
Representantes de comércio e moradores da região acompanharam a apresentação dos projetos estaduais e apresentaram sugestões sobre as obras. Com alto índice de desenvolvimento de empregos, além do aumento considerável de moradores, a região se tornou um dos principais eixos de investimento do Estado.
“Esta região é um novo eixo de desenvolvimento da cidade. Teve a construção de condomínios, escolas, entre outras. Estas obras são importantes para a geração de empregos e também é um incentivo para a abertura de novos comércios na região”, disse o deputado Wilson Santos.
Morador e dono de um comércio na região, Mussiano Leite de Lima disse estar feliz com as obras do governo. “Esta é uma obra maravilhosa, um verdadeiro presente para todos os cuiabanos. As obras finalmente vão melhorar a qualidade de vida dos moradores, que acompanham de perto o desenvolvimento da região”, disse ele.
Consultora administrativa de um dos condomínios da região, Madeje Companati chamou a atenção para a melhor qualidade das rotas de desvio das obras. Além disso, ela elogiou os trabalhos da secretaria.
“A população está com vontade de mudança para melhor da Capital. E não é do desejo de ninguém que estes desvios virem um transtorno, como aconteceu com as obras da Copa, onde a população via bastante transtorno em toda a cidade. Estas obras são muito importantes para todos nós e quero agradecer o governo por estar cuidando disso com atenção”, enfatizou.