sábado, 23/11/2024
InícioPolíciaBloqueio de celular poderá ser feito pela polícia de Mato Grosso

Bloqueio de celular poderá ser feito pela polícia de Mato Grosso

Diante do roubo de um aparelho celular resta ao consumidor recorrer à sua operadora para efetuar o bloqueio, que pode levar muito tempo, facilitando a venda e a utilização criminosa do produto. Projeto de lei apresentado pelo deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM), determina que a interrupção seja requerida pela Polícia Civil no registro da ocorrência, tendo a operadora o prazo máximo de 12 horas para efetuar o corte.

“É uma forma de garantirmos a segurança dos usuários da telefonia móvel, tendo em vista que se o celular for bloqueado de forma rápida, a receptação será dificultada, ou seja, os meliantes terão mais ‘trabalho’ em vender ou repassar os produtos obtidos de forma criminosa, ou mesmo, utilizá-los para fins criminosos como ameaça e extorsão”, argumentou.

De acordo com a proposta, a vítima que tiver o aparelho levado poderá autorizar a polícia a pedir a operadora o bloqueio do telefone. Para isso, será preciso informar o número de identificação do celular, IMEI (International Mobile Equipment Identity).

A identificação consta no próprio aparelho, em sua respectiva nota fiscal, na caixa do produto e também pode ser encontrado em qualquer modelo de celular, desde que seja digitado o seguinte código: *#06# no discador do telefone. O número que surgir na tela corresponde ao código IMEI.

“O furto a smartphones, aparelhos que podem alcançar valores astronômicos, foi um dos crimes com maior incidência em Mato Grosso nos últimos anos. O bloqueio impossibilita definitivamente a utilização do aparelho, que terão como único destino o desmonte, que não possui valor agregado, reduzindo assim o interesse desses meliantes”, vislumbrou o autor da proposta.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes