Na semana passada, ocorreram vários terremotos, no entanto, a declaração que aparece nas manchetes e prevê um “mega terremoto” foi feita há mais de sete meses — e fazia referência a terremotos na Índia.
O cientista Roger Bilham, da Universidade do Colorado, realmente fez uma advertência sobre a possibilidade de um mega terremoto — mas em janeiro, e mais especificamente, no Himalaia.
Mas a declaração: “As condições atuais poderiam desencadear pelo menos quatro terremotos acima de 8,0 de magnitude. E se houver um atraso, a tensão acumulada ao longo dos séculos causaria mais mega terremotos mais catastróficos”, acabou sendo divulgada nos sites típicos das teorias da conspiração como se tivesse sido dita esta semana, e agora está circulando pelo mundo inteiro.
Até que um cientista diga algo específico (e novo) sobre os riscos desta semana, você não deve se preocupar com a possibilidade de um mega terremoto que irá destruir o mundo.
Mais de 260 pessoas morreram e outras 2.500 ficaram feridas no poderoso terremoto que sacudiu o Equador e alcançou 7,8 na escala Richter — o mais forte terremoto a atingir o país desde 1979.
Blog de Rob Waugh no Yahoo