Integrantes de um grupo criminoso que atuava na região do Goiabeiras, em Cuiabá, foram identificados e presos, durante investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), da Polícia Judiciária Civil, realizadas na terça-feira (29.03). A ação está inserida na operação Carga Máxima, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública para combate à criminalidade em todo Estado de Mato Grosso.
Entre os detidos estão Alexsandro Ferreira Costa, 35, e Roosevelt Junior de Souza Hoffman, acusados de furto qualificado, Soeli da Silva, 41, e Rafael Souza Ferreira, 21, que responderão pelos crimes de receptação e tentativa de furto qualificado.
Os suspeitos são moradores da região e praticavam furtos em residências vizinhas, mediante rompimento de obstáculos. Para os furtos, o grupo pulava o muro das casas, subia no telhado, retirava algumas telhas, quebrava o forro, possibilitando a entrada na residência. As investigações iniciaram após um furto ocorrido na segunda-feira (28).
Durante as diligências, policiais da Derf identificaram Alexsandro como um dos autores do crime e em buscas na sua residência foram encontrados objetos furtados no telhado do imóvel. Questionado, Alexsandro confessou o crime e disse que aproveitou que os donos da casa tinham viajado, durante o feriado prolongado, para praticar o furto. O suspeito relatou que após o furto, retornou a residência com um comparsa e que, desta vez, somente o colega entrou, enquanto ele dava cobertura a ação do lado de fora.
Em continuidade as diligências, os investigadores identificaram uma nova vítima, que teve a casa furtada na sexta-feira (25). Novamente o suspeito confessou o furto, dizendo ter entrado na residência usando a mesma técnica da casa anterior. Após subtrair diversos objetos, o suspeito avisou outros dois comparsas, “Rosevelt” e “Migo”, que ajudaram na subtração dos demais objetos.
Um aparelho televisor 42'' furtado da vítima foi recuperado na residência de Soeli e Rafael na região do Círculo Militar. Rosevelt, comparsa de Alexsandro, foi localizado e detido. Todos os suspeitos foram conduzidos a Derf e interrogados pela delegada Jannira Laranjeira Siqueira Campos.
Após o interrogatório, Alexsandro foi autuado em flagrante pelo crime de furto qualificado, ocorrido na segunda-feira (28). Rosevelt responderá em inquérito policial por furto qualificado praticado em concurso de pessoas. O casal com quem foi encontrada a televisão furtada foi autuado e flagrante por receptação e tentativa de furto qualificado.