O relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre o apagão no Natal nos aeroportos conclui que a causa do colapso está localizada na operação da companhia aérea TAM. Embora aponte que problemas meteorológicos ou de infra-estrutura, como seqüenciamento de vôos, tenham agravado a crise, o relatório mostra que, entre todas as companhias, só a TAM teve problemas. “Associados a esses fatores externos, ocorreram problemas na operação da TAM, desencadeados inicialmente pela manutenção não programada de seis aviões.”
O relatório, ao qual o Estado teve acesso ontem, mostra ainda que a TAM planejava praticar overbooking – venda de bilhetes acima da capacidade dos vôos – de até 28% em 48 vôos no período do ano-novo. Com o colapso das operações da companhia na época do Natal e após uma auditoria feita por técnicos da Anac, a empresa adotou uma série de medidas preventivas para reduzir esse número. Os vôos com assentos vendidos acima da capacidade foram reduzidos para 11, com overbooking de 3% a 7%.
redação/terra