Pensar estrategicamente em uma política de desenvolvimento regional, como forma de instrumento para que aja crescimento socioeconômico com base nas potencialidades locais é proposta amplamente defendida pelo deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT), durante visita ao município de Cáceres.
O parlamentar, em comum acordo com os deputados estaduais Wancley Carvalho e Dr. Leonardo, acredita que um plano bem elaborado somado à implementação de ações conjuntas entre o poder público, privado e sociedade civil resultará em impactos positivos para toda região oeste.
"Estamos trabalhando na elaboração de um plano estratégico que transformará a realidade da região oeste nos próximos anos, são inúmeras as potencialidades, vamos construir uma agenda positiva com a pactuação de políticas públicas e sociais intermunicipalizadas", disse o líder.
Segundo o progressista, a elaboração de um plano participativo de desenvolvimento com apoio dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento deverá impulsionar os investimentos nos setores que envolvem agricultura familiar, infraestrutura, saúde, educação, segurança e logística.
"Será um novo modelo socioeconômico de distribuição de riqueza e renda e garantia da qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade", salienta.
A medida altamente eficaz vai identificar as ações adequadas às necessidades estabelecidas nos respectivos municípios para um acelerado processo de desenvolvimento, integrado. No entanto, inicialmente, o plano vai incorporar uma série de discussões e decisões a serem tomadas. "Estamos trabalhando na criação de um plano de desenvolvimento regional pensando no que queremos para o futuro", sinalizou.
Ezequiel lembrou do projeto Rota do Peixe elaborado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal de fortalecimento da estrutura de apoio à cadeia produtiva da piscicultura dos municípios da região.
Adrielle Piovezan