O Shopping Popular de Cuiabá com o presidente Misael Galvão e sua equipe, foram visitar o Lar Caminhos do Redentor, no Nova Esperança, próximo ao Pedra 90 em Cuiabá, a casa já tem 30 anos de funcionamento, eles cuidam 22 internos entre criança e adultos com deficiência física e mental. A faixa etária de idade é de 14 a 74 anos.
Situada em uma área de 400 metros quadrados conta com quatro dormitórios (dois para meninas e dois para meninos), e uma casa de dois dormitórios para adultos que foram abandonadas pelas famílias que muitas vezes não possuem condições financeiras e psicológicas para pagar um tratamento.
De acordo com Gilberto Detone, diretor do lar, essas situações atuais de abandono estariam reproduzindo um fenômeno social anterior a 1993, quando famílias sem perspectivas de qualquer auxílio público financeiro abandonavam nos hospitais seus entes recém-nascidos portadores de deficiências físicas e mentais.
A partir do pagamento de um salário mínimo (hoje R$ 724), o chamado BPC (Benefício de Prestação Continuada), previsto na Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), os casos de abandono de bebês nessas condições se tornaram raros.
Em instalações amplas e confortáveis, os acolhidos contam com a assistência de 13 funcionários. Quem visita o local pode surpreender e emocionar-se com a dedicação de funcionários e voluntários.
A vice-presidente Sol Amadeo que esteve presente na casa falou um pouco mais de como é o local, “A casa vive como uma corrente de voluntariado, colaboradores que fazem com que ela se mantenha”. Também ressaltou a força para poder ampliar os leitos e atender suas necessidades e o que precisa para que isso se concretize. “Estamos precisando de material de construção desde o básico ao acabamento, e também o que mais necessita é de fraldas geriátricas, produtos de limpeza e profissionais que possam doar seu tempo para nos ajudar como um grande voluntariado”. Diz Sol.
O carinho que as “crianças” recebem, inclusive durante atividades que poderiam ser desempenhadas de maneira puramente profissional, como a hora da fisioterapia, aponta para um lar onde todos compartilham sensibilidade, amor, solidariedade e respeito ao próximo.
O presidente Misael Galvão falou um pouco desta visita. “É tocante vir pessoalmente e faz a gente refletir sobre a vida, ver pessoas nesta situação mostra quanto podemos ajudar o próximo e agradecer a Deus pela vida que temos, as vezes a gente vê pessoas com saúde, trabalho e uma bela família reclamando da vida que tem, sabe o que eu diria a estas pessoas? Venha conhecer, venha fazer uma visita e ajudar dar o que temos de melhor carinho, assim passaríamos a entender melhor o sentido da vida, nunca deixe de agradecer a Deus por tudo que tem te abençoado. Ajudar o próximo é uma missão de todos nós. E ficamos felizes pois é confortante ver que tem um lugar que acolhe, cuida, dá amor, carinho, coisa que mais se necessita, a casa precisa de ajuda como doações, com carinho com um pouco do seu tempo, é importante está reflexão”. Diz Misael
Não se é permitido filmar, gravar ou até mesmo tirar fotos, mas pode visitar a casa pode receber vários tipos de doações, tais como leite, mucilon, alimentos, roupas, fraudas geriátricas, produtos de limpeza, e agora com a ampliação do espaço pede doações de cimento, areia, cascalho, materiais para construção para terminar mais 2 leitos e assim suprir a necessidade da casa.
Para quem quiser conhecer mais o trabalho ou fazer doações, é só entrar em contato com o coordenador Rodolfo José pelo número (65) 9223 3047 ou 9625 4673.
Casas Caminho Redentor
Av. V1 – Lote 113
Bairro Nova Esperança I