A confiança do consumidor brasileiro aumentou em dezembro, refletindo uma melhora tanto na avaliação da situação atual como nas perspectivas para os próximos meses. O indicador que mede esse sentimento saiu de 109,3 em novembro para 111,7 este mês, com alta de 2,2%, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgada nesta quarta-feira.
O índice referente ao quadro corrente ficou em 107,1 e o relativo às expectativas situou-se em 114,1. No penúltimo mês deste ano, essas marcas corresponderam a 103,7 e a 112,4, respectivamente.
A parcela dos entrevistados que consideraram a situação financeira atual da sua família como boa subiu de 16,4% para 18,8%. Em contrapartida, a proporção dos que a classificaram como ruim caiu de 15,6% para 13,8%.
Quanto aos próximos seis meses, passou de 36,1% para 39,4% o grupo dos consultados que prevêem melhora na situação financeira da família. Aqueles que projetam piora, porém, cederam de 3% para 2,8%.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor, realizada com base em uma amostra de mais de 2 mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de dezembro deste exercício foi feita entre os dias 1º e 21 de dezembro.
(Valor Online)