Amanhã dia 12 de novembro acontecem em todo o Brasil a Campanha Batida Certa que tem como objetivo informar a população sobre as arritmias cardíacas, que podem provocar morte súbita e AVC (Acidente Vascular Cerebral).
É uma iniciativa da SOBRAC (Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas) em parceria com a SBCMT (Sociedade de Cardiologia de Mato Grosso) que vai prestar informações para a população nos hospitais Santa Rosa, Amecor e Geral Universitário com a participação de estudantes de cardiologia.
A campanha será realizada durante todo o dia 12 de novembro, sendo pela manhã das 8 às 12h no Hospital Geral Universitário(HGU), nos hospitais Amecor e Santa Rosa das 14h às 18h.
Segundo o médico cardiologista arritmologista e eletrofisiologista da Cardioritmo em Cuiabá Hebert Salerno que faz parte da SBCMT, a SOBRAC criou o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, para divulgar a necessidade de implantação de medidas imediatas e em longo prazo, assim como orientar a população a respeito dos fatores de riscos quem envolvem as arritmias cardíacas. “Precisamos nos mobilizar para a captação de dados estatísticos/epidemiológicos, fundamentais para subsidiar órgãos competentes para a tomada de decisões que reduzam o impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país”, comenta Hebert.
Haverá ações em diversas partes do Brasil.