Uma substância que originalmente se encontra na banana e que terá sido manipulada cuidadosamente em laboratório poderá servir para tratar uma série de vírus. É o que sugere um estudo publicado na revista científica Cell.
Os investigadores apontam que a substância presente na banana, a lectina (ou ‘BanLec’), quando manipulada adequadamente, pode ajudar a desenvolver fármacos, aproveitando o ‘código do açúcar’ que as células humanas usam para se comunicar.
Esta substância manipulada em laboratório ‘BanLec’ funciona ‘colando-se’ às moléculas de açúcar encontradas na superfície de alguns dos vírus mais mortais do mundo. A partir do momento em que esta droga bloqueia o vírus, torna-se inofensiva – e pode ser facilmente eliminada pelo sistema imunológico do corpo.
O ‘BanLec’ foi descoberto pela primeira vez há cinco anos. No entanto,nos testes realizados foi comprovado que provocava efeitos secundários como irritação e inflamação. Mas, a nova versão desta substância agora testada, chamada H84T, conseguiu, em testes realizados em ratos, parar a gripe, sem aumentar a inflamação.
Como reporta o Daily Mail, os investigadores estão muito animados com esta evolução e esperam em breve poder testar esta substância em humanos, uma vez que é urgente encontrar uma cura para doenças como a gripe, a hepatite C e a AIDS.
Apesar desta substância se encontrar naturalmente na banana os pesquisadores sublinham que comer bananas não tem os mesmos efeitos benéficos, uma vez que a substância é uma versão modificada do químico encontrado na fruta.
Por:NotíciasaoMinuto