No que diz respeito a pavimentação, apenas na rua por onde passa o ônibus circular o asfaltamento foi concluído, sendo que o bairro foi dividido em duas etapas com a implantação da Avenida das Torres. “Já não sabia mais quem procurar, então resolvi pedir ajuda para vocês. Nosso bairro foi contemplado com o Poeira Zero, começaram, colocaram placa, valor e prazo, mas as obras não foram concluídas. Depois o programa mudou para Novas Caminhos, mas continuamos com sete ruas sem asfalto na primeira etapa e duas na segunda”, explicou o presidente, Levi Rodrigues Estorilho.
Ainda conforme ele, na época da chuva, as ruas ficam intransitáveis, inclusive onde foi iniciada a pavimentação, uma vez que a obra não foi concluída e as mesmas permanecem sem meio-fio. “A comunidade já até acostumou com a situação que perdura há 30 anos, mas ainda temos esperança”.
Creche
Na creche, o maior problema está relacionado as fossas, que precisam ser esvaziadas a cada dois meses. “São cinco fossas dentro do terreno da creche, que enchem e, caso não seja realizada a limpeza, espalham o esgoto no pátio, isso desde a inauguração, que ocorreu em 2009. Isso é prejudicial à saúde das crianças e gera um gasto extremamente alto. Na época da chuva não tem nem como entrar na creche. Além disso, o telhado cedeu e os azulejos estão soltando”, explicou a Defensora. A creche conta com 130 crianças de 1 a 3 anos.
Escola
Já na escola, toda a unidade possui infiltração no telhado e a parte elétrica está completamente comprometida. Conforme a Diretora Sanderly Francisca Marques, foi solicitada uma suplementação orçamentária em abril deste ano, para realizar uma reforma paliativa. “No último dia 24 recebemos um pedido de justificativa, respondemos e estamos aguardando. Desde 1987, esta escola só passou por uma ampliação, quando foi construída a secretaria e sala de informática, o resto foi só pintura”.
A partir da vistoria, a Defensora irá oficiar a Secretaria de Obras e de Educação do Município solicitando informações e providências quanto aos problemas constatados, bem como a pasta de Serviços Urbanos, para que as ruas do bairro recebam as placas de identificação.