Mesmo após deixar a prisão, por força de uma liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a defesa da ex-primeira-dama de Mato Grosso, Roseli Barbosa, não descarta a possibilidade dela ser presa novamente já nos próximos dias. Isso porque a 1° Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado, ainda não analisou o mérito do habeas corpus negado pelo desembargador Rondon Bassil na última segunda-feira (24).
A previsão é que o julgamento do mérito seja analisado por três desembargadores de Mato Grosso, esta semana.
“O mérito é julgado normalmente até porque o ministro Reinaldo Soares consignou que a liminar é deferida sem prejuízo da tramitação do habeas corpus aqui no TJ. Então ela fica com a liminar deferida no STJ, mas há a impossibilidade da cassação da liberdade até que o Superior Tribunal de Justiça analise e delibere novamente”, disse o advogado Ulisses Rabaneda.
Acontece que logo após ter o pedido de liberdade negado pela Justiça do Estado, os advogados de Roseli ‘atropelaram’ o processo e fizeram o pedido ao STJ, apostando na negativa da Justiça mato-grossense no julgamento do mérito.
A situação é parecida com a do ex-deputado José Riva (PSD) que também antecipou o pedido, mas neste caso não prosperou porque foi negado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, sob alegação de se posicionar apenas depois que a matéria fosse analisada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Mesmo assim Rabaneda se mostrou confiante na decisão favorável do TJ. “O habeas corpus será julgado aqui, mas há uma liminar do STJ deferida, com o julgamento do mérito na Justiça de Mato Grosso essa situação se soluciona, mas é evidente que precisará desse trâmite do julgamento no colegiado”, argumenta a defesa.
A ex-primeira-dama Roseli Barbosa deixou o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, no fim da tarde desta quinta-feira (27), onde estava presa, em cela especial desde o último dia 20. Para não ser fotografada e filmada pela imprensa, a esposa do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), se abaixou no banco traseiro da viatura. Roseli usava uma camisa branca e os cabelos estavam ondulados, seu estilo natural, sem chapinha.
RAFAEL DE SOUSA
RepórterMT